João Pessoa tem volume de chuva recorde em um dia desde 1963

Inmet emitiu três alertas de chuva para o Litoral da Paraíba, com diferentes graus de risco

chuva

João Pessoa registrou nesta sexta-feira (7) a maior chuva em um dia desde 1963, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 178,4 milímetros (mm) de precipitação, superando os 150,1 mm de 5 de julho de 1963. A chuva também corresponde a 61% da média histórica para o mês de julho, que é de 284,9 mm.

O Inmet emitiu três alertas de chuva para o Litoral da Paraíba, com diferentes graus de risco. O mais grave é o de grande perigo, que vale para 12 cidades e indica possibilidade de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta abrange Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Outro alerta é o de perigo de acumulado de chuva, que prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis. O aviso é válido para Alhandra, Caaporã e Pitimbu.

O terceiro alerta é o de perigo potencial de acumulado de chuva, que espera chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é baixo. O aviso engloba 21 cidades do Litoral da Paraíba.

O Inmet recomenda que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas, evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e busquem mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).