João Azevêdo se reúne com representantes do Magistério e anuncia reajuste salarial de 31,3% a partir deste mês

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (19), na Granja Santana, em João Pessoa, com o presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Bartolomeu Pontes, e o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Antônio Arruda, ocasião em que anunciou a proposta de 31,3% de reajuste salarial da categoria, beneficiando mais de 32 mil servidores ativos e inativos. A incorporação salarial já passa a vigorar na folha de pagamento deste mês com a publicação de Medida Provisória no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na reunião, o chefe do Executivo também assegurou aos representantes do Magistério que caso o valor do reajuste a ser anunciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seja menor, a gestão estadual manterá o percentual de 31,3%. Além disso, se o percentual for maior, o Governo da Paraíba pagará a diferença, inclusive, com o montante retroativo.

O secretário de estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou o esforço do governo para manter os níveis de investimento na área, assegurando a valorização do servidor. “Apesar de acontecer nesse momento uma insegurança jurídica em nível federal, pois o governo federal ainda não publicou uma portaria, como o FNDE fazia todos os anos, a gestão estadual demonstra que valoriza a categoria”, disse.

Também participaram da reunião, o secretário de estado da Fazenda, Marialvo Laureano, e o procurador-geral do estado, Fábio Andrade.