Ídolos do passado dos grandes times do Rio de Janeiro

Não é exagero algum afirmar que o futebol brasileiro só é o que é hoje em dia por conta das glórias conquistadas e protagonizadas no passado. Afinal de contas, leva tempo para um país se consolidar em uma prática – e o Brasil soube muito bem aproveitar esse tempo, sobretudo com os clubes do Rio de Janeiro. Pensando nisso, separamos para você uma lista com alguns dos ídolos do passado dos grandes times do RJ. 

O Rio de Janeiro é sem sombra de dúvidas um dos estados mais importantes para o futebol brasileiro – não apenas hoje, como desde sempre. Nele estão concentrados quatro grandes times, os quais simplesmente moldaram gerações e mais gerações de torcedores apaixonados e fanáticos por esse esporte: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

E definitivamente não foi à toa que esses times foram responsáveis por transformar muitas pessoas em apaixonados por futebol. Todos, em diferentes épocas, obviamente, revelaram e detiveram jogadores que estão marcados para sempre como alguns dos melhores atletas brasileiros de todos os tempos, verdadeiros ídolos.

E é justamente alguns desses nomes que você irá conhecer e relembrar hoje. Dito isso, confira alguns dos ídolos do passado dos grandes times do Rio de Janeiro.

Botafogo 

Até hoje, quando alguém fala em Botafogo, seja para uma pessoa nova ou mais velha, o primeiro nome que muitos vão lembrar é Garrincha. Afinal de contas, estamos falando de um jogador que é considerado por muitos como o melhor brasileiro de todos os tempos depois de Pelé – que é, ao menos até hoje, inalcançável no mundo.

Garrincha é o maior ídolo da história do Botafogo, por tudo que representou para o clube carioca. Ele atuou no Fogão de 1953 a 1965. Esses anos, inclusive, foram os melhores de toda a sua carreira – que começou no fim da década de 1940 e se encerrou no início dos anos 70. Até hoje é o segundo jogador que mais atuou pelo clube, com 612 jogos.

Outro grande ídolo da história do Botafogo, tão grande e importante para o Fogão quanto Garrincha, e Nilton Santos. Estamos falando do atleta que por mais vezes vestiu a camisa do clube carioca. Foram 723 jogos, de 1947 a 1964. O Botafogo, inclusive, foi o único clube de sua carreira – e seu nome está eternizado no estádio do time.

Manga, Sebastião Leônidas, Marinho, Chagas, Carlos, Alberto Torres, Heleno de Freitas, Didi, Gerson, Jairzinho, PC Caju, Quarentinha e Amarildo são outros nomes lendários do Fogão. E quem está dizendo isso é o próprio clube, que elegeu essas feras como o time do século do Fogão – com Zagallo, ainda, como técnico.

Fluminense 

O Fluminense é não apenas um dos grandes clubes do Rio de Janeiro como, também, do Brasil de uma maneira geral – assim como os quatro citados do RJ. Em mais de um século de história, o clube já formou e foi a casa de jogadores simplesmente inesquecíveis para a história desse esporte no país.

E essas tantas décadas serviram para que o Tricolor das Laranjeiras tivesse uma pá de ídolos. O maior de todos, ao menos para muitos, é Castilho. Estamos falando do jogador que por mais vezes vestiu a camisa do Fluminense e que chegou até mesmo a dar uma parte do seu corpo para atuar pelo clube – história que pode ficar para outro artigo. Atuou no Fluzão de 1947 a 1965.

Outro grande ídolo da história do Fluminense, talvez o mais próximo de Castilho e mais vivo na memória do torcedor, certamente é Fred. Trata-se de um dos maiores artilheiros da história do Tricolor e do futebol brasileiro de uma maneira geral. Centroavante que foi campeão brasileiro duas vezes com o clube e que, por muito tempo, foi a cara desse time vencedor.

Obviamente, como um time centenário, o Fluminense carrega outros ídolos em sua história. Assis é outro que marcou época com o Tricolor, na década de 1980. O mesmo vale para Rivelino, o canhotinha de ouro, que fez isso na década de 1970. Telê Santana, Romerito, Waldo e até mesmo Washington também entram para esse hall da fama.

Vasco

O Vasco tem uma importância imensa para o sucesso e consolidação do futebol brasileiro. Pode-se afirmar até mesmo que, se não fosse por esse clube do Rio de Janeiro, o esporte nem seria da forma como conhecemos hoje – já que ele foi pioneiro na contratação de atletas e abertura para que camadas mais populares da sociedade também jogassem.

Sendo assim, é óbvio que o Vasco está repleto de ídolos em sua história. O maior de todos, sem sombra de dúvidas, no entanto, é Roberto Dinamite – que faleceu há pouco tempo, em 8 de janeiro de 2023. O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro e símbolo máximo do Gigante da Colina.

Abaixo dele, vem outros nomes que certamente não ficariam de forma alguma de fora da lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Edmundo é um exemplo. Juninho Pernambucano, talvez o maior batedor de falta da história, também. Romário, Barbosa, Ademir de Menezes e Bellini são mais alguns exemplos.

Flamengo

Não dá pra falar sobre futebol do Rio de Janeiro sem falar sobre Flamengo, não é mesmo. Afinal de contas, trata-se de nada mais nada menos do que o clube com a maior torcida do Brasil, o qual não apenas moldou gerações de apaixonados por futebol como também construiu diversos legados nesse esporte.

E o maior ídolo da história do rubro-negro é, sem a menor e possível dúvida, Zico. O Galinho foi a cara dos melhores e mais vitoriosos anos do Flamengo, na década de 1970 e 1980. Com o Mengão, venceu de tudo: Carioca, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Mundial – absolutamente tudo. Até hoje, é o grande nome do time.

Apesar de ser o maior, Zico não é o único com o status de ídolo. O lateral Júnior, que jogou com o Galinho, também não tem como ficar de fora dessa. Afinal de contas, estamos falando do jogador que por mais vezes vestiu o manto rubro-negro na história. Foram nada mais nada menos do que 876 partidas pelo Mengão.

Leandro também é outro que figura no topo. O lateral-direito jogou a sua vida inteira no Flamengo e fez história com o clube. Dida, Zizinho, Adílio e Gabigol também estão marcados para sempre na trajetória do rubro-negro.