Governo Lula lança vídeo sobre atos de 8 de janeiro e promete punição aos golpistas

Imagens mostram ações de vandalismo cometidas por apoiadores de Bolsonaro e crimes pelos quais os participantes estão sendo investigados

O governo federal lançou um vídeo para marcar um mês dos atentados golpistas do dia 8 de janeiro em que relembra os ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e promete punição aos envolvidos. Na produção divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) os atos são classificados como “terrorismo”.

O vídeo mostra imagens das ações de vandalismo cometidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, elenca crimes pelos quais os participantes estão sendo investigados, como associação criminosa, dano ao patrimônio público e tentativa de golpe de estado.

“Houve negligência de quem não deveria ter negligência”, diz Lula numa passagem, em referência a agentes públicos que foram omissos durantes os ataques.

A produção exibe ainda o presidente visitando o cenário de destruição no Palácio do Planalto e mostra funcionários fazendo a restauração nos dias seguintes aos atos.

“Nás não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos. Foi feita a intervenção e voltamos a colocar ordem na casa”, diz Lula em um trecho da reunião com governadores e representantes dos três Poderes exibida na peça.

O vídeo aborda ainda a crise do governo com comando do Exército, deflagrada após os atentados. A produção mostra o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciando a troca do comandante da força, e dizendo que as relações com os militares haviam sofrido uma “fratura no nível de confiança”.

Assista:

Do O Globo