Governo da Paraíba condena ataques racistas a Vinicius Jr. e pede reações antirracistas da sociedade

"O racismo tem várias faces e todas são cruéis e puro horror", diz trecho da nota divulgada pela Semdh

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), se manifestou sobre o caso de racismo envolvendo ataques ao jogador brasileiro Vinicius Junior, numa partida contra o Valencia, no Campeonato Espanhol. Nota é assinada pela secretária de Estado, Lídia Moura.

“O racismo tem várias faces e todas são cruéis e puro horror. O episódio contra o craque Vinicius Jr reflete bem essa dura realidade. Os racistas foram amparados com mais racismo. Expulso, Vini Jr ainda foi atacado pelo Presidente da La Liga, órgão que rege o futebol espanhol, que ao invés de pedir desculpas, tomar providências optou por, mais um vez, ignorar os fatos e reduzir o jogador a um sujeito mal informado, estereotipando de modo racista, o brasileiro”, inicia a nota.

A pasta então gera uma reflexão e pede reação da sociedade. “Assim é o racismo. E se é assim com uma celebridade, diante dos olhos do mundo, na poderosa liga Espanhola de Futebol, transmitida ao vivo e em cores, como será nas periferias, nos rincões em que a juventude negra enfrenta todos os dias o racismo? É ainda pior. Seja contra o talentoso Vini Jr ou contra os demais jovens da nação brasileira, esse horror é inaceitável e precisamos reagir”, seguiu.

A Semdh então finaliza apontando que é necessário atitudes antirracistas e defende a punição exemplar a quem cometer o crime de racismo.
Leia nota na íntegra

Governador condena ataques racistas ao craque

Ainda na noite de domingo (21), o governador João Azevêdo também se solidarizou com o craque brasileiro.

Em mensagem nas redes sociais, o chefe do Executivo estadual condenou os ataques racistas contra Vinicius Junior e classificou ações desse tipo como “deplorável e inaceitável”.