Gatunas lança EP ‘Gata de Rua’, com história sobre uma mulher em busca de autonomia

A banda paraibana Gatunas lançou nesta sexta-feira (14) o EP de estreia “Gata de Rua”. Com cinco faixas, o disco tem foco em letras que falam de dores, amores e empoderamento feminino, com o objetivo de contar a história de uma mulher em busca de autonomia.

A banda surgiu em João Pessoa em 2017, e tem canções versáteis, que variam do blues ao carimbó, mas sempre com temáticas voltadas para o protagonismo feminino.

“Escolhemos as músicas desse primeiro EP com o objetivo de mostrar as fases de uma personagem que passa por situações complicadas em relacionamentos amorosos e, no decorrer das músicas, vai se empoderando e se libertando”, explica a guitarrista e vocalista Ruanna Gonçalves.

A baixista e também vocalista Morgana Morais fala que o disco é uma alegoria para mulheres que conquistam espaços que sempre foram dominados por homens.

“Em todos os sentidos, o EP mostra uma mulher conquistando o espaço que há muito tempo lhe foi tirado, como o palco. Ele mostra a mulher se libertando de um relacionamento abusivo e, no final, festejando por ser madura e dona de si”, diz. Além de Ruanna e Morgana, a banda tem o baterista Marcondes Orange.

Capa do EP "Gata de Rua", da banda Gatunas — Foto: Arte: Leonardo Guedes

Capa do EP “Gata de Rua”, da banda Gatunas — Foto: Arte: Leonardo Guedes

O EP também tem participações especiais de outras mulheres que foram convidadas pela banda. Além da cantora Val Donato, a tecladista Laís Oliveira, as poetisas Débora Gil Pantaleão e Aysha Adab, Priscila Fernandes, Katiusca Lamara e Del Santos também participaram de “Gata de Rua”.

Felipe Gomes assina a produção musical e direção do EP junto com a banda. A masterização, mixagem e edição ficou por conta de Rayan Pontes. A capa do disco é do designer Leonardo guedes.

A faixa-título do EP é uma composição de Jonathas Pereira Falcão, o Seu Falcão, que foi dada de presente pelo artista para a banda. “Gata de Rua” foi lançada como single do EP e saiu como um lyric vídeo no canal oficial da banda no YouTube.

Comente