Funjope retifica edital e altera prazo de inscrições para seleção de bailarinos

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) publicou uma retificação do edital de chamada pública que vai selecionar 12 bailarinos para a sua Companhia Municipal de Dança. A data de início das inscrições, que seria nesta sexta-feira (25), passa a ser 12 de julho, seguindo até 13 de agosto. Com a iniciativa, a Prefeitura pretende contribuir para consolidar a participação da cidade no cenário das artes e da dança na Paraíba e no Brasil.

A decisão foi tomada após reuniões com a equipe da Divisão de Dança e o Fórum de Dança de João Pessoa, e o entendimento comum foi de que deveriam ser feitas algumas alterações no conjunto do edital, entre elas, o prazo de inscrição.

“A Companhia de Dança tem o papel de montar espetáculos e, também, garantir que nossas crianças possam ter acesso a experiências de dança às quais, normalmente, os alunos de escolas públicas não têm. Nossa ideia é que, no contraturno das aulas, eles possam participar de oficinas, aulas, danças, de maneira que sejam beneficiados com essa arte”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que em torno dos projetos da Fundação, sejam de dança, música, literatura, culturas populares, sempre há um cunho educativo. Por isso, há também uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultural (Sedec). “No momento certo, após a pandemia, as crianças da rede pública municipal poderão fazer aulas de dança, música, culturas de uma maneira geral, no contraturno das aulas tradicionais nas escolas”, acrescentou.

Os bailarinos selecionados terão responsabilidade dupla na Companhia, participando ativamente da montagem de espetáculos e de grandes eventos locais e fora de João Pessoa. Eles vão atuar ainda no processo de formação dos estudantes para inclusão social por meio da dança, seguindo o exemplo da experiência que o prefeito Cícero Lucena realizou em sua primeira gestão com a escola do Ballet Bolshoi.

A criação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, anunciada no final do mês de abril, repercutiu de forma positiva no ambiente cultural e foi elogiada por dançarinos respeitados na área como Deborah Colker e Carlinhos de Jesus.

Abraçando diversos estilos, do ballet clássico às danças contemporâneas e populares, a Companhia será um instrumento fundamental para o resgate da identidade cultural, da história e das manifestações mais representativas da cidade.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas por bailarinos de todo o país, que devem consultar o edital no Portal da Transparência. Para se inscrever, o interessado deve ir pessoalmente à sede da Funjope, ou realizar a inscrição através do e-mail funjope.ciadedanca.jp@gmail.com.