Estudantes de Conde iniciam preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica

ROBÓTICA

No mês de agosto, acontece em João Pessoa, a etapa paraibana da Olimpíada Brasileira de Robótica, conhecida como a maior competição do estado na categoria. O Conde será representado por 9 equipes formadas por alunos e alunas de 7 escolas da rede municipal de ensino. Para isso, os estudantes estão se preparando para participar do evento.

            Desde 2018, o ensino da robótica educacional em Conde faz parte das atividades aplicadas em sala de aula. No município, os alunos e alunas do 6º ao 9º ano participam das aulas que são realizadas no turno oposto ao que eles são matriculados. As Escolas Municipais João Gomes Ribeiro, Lina Rodrigues, Abelardo Alves, Manoel Paulino, Geni Rufino, José Mariz e Noêmia Alves, são as unidades de ensino que estão oferecendo a robótica educacional.

            A Secretária de Educação, Cida Uchôa, acompanhou o treinamento e parabenizou o empenho e disciplina dos alunos. “Investimos mais de R$ 500 mil em material e formação de professores, para pode oferecer no ensino público de Conde, uma nova ferramenta de estudo que é a Robótica Educacional e em tão pouco tempo, já temos resultados surpreendentes. A robótica vai muito além da construção do robô, tudo envolve muito trabalho, concentração e estudo”, destacou a secretária.

            O Professor Alexandre Moura, coordenador do Núcleo de Robótica Educacional em Conde, falou da preparação dos estudantes para a olimpíada. “Estamos nos preparando com bastante antecedência e a cada encontro, estamos envolvendo os alunos e alunas em todo o processo de estudo e aprendizagem que a robótica oferece. Além das aulas que acontecem semanalmente nas escolas, com os formadores, realizamos uma vez no mês, na Secretaria de Educação, um encontro com todas as turmas, para que possamos alinhar as ações e promover uma interação maior entre as equipes”, destacou.

            Além das aulas práticas, durante o treinamento, os estudantes também tem aulas teóricas sobre o que é robótica, como funciona, o processo de montagem e desmontagem dos robôs e como é feita a programação para que os protótipos sigam os comandos desejados.

            A aluna do 7º ano da Escola Municipal Noêmia Alves, Layza Pessoa, falou da alegria em participar da competição. “Acho que estamos todos ansiosos. A Olimpíada é muito importante e vamos representar a nossa escola e a nossa cidade. Bate o nervosismo, mas estamos estudando bastante e vamos fazer bonito”, declarou.

O Conde será representado por 9 equipes divididas em duas categorias: Modalidade resgate Nível I do 6° ao 8° ano e Modalidade resgate II, com alunos do 9 ° ano.

Comente