Energisa expõe ‘Da natureza, suas formas’, do escultor Gilton Lira

Nesta quarta-feira (5), é a aberta ao público a exposição ‘Da natureza, suas formas’, do artista plástico Gilton Lira, que traz obras de artes produzidas a partir de elementos vindos da natureza e demolições, como pedra, madeira, concreto e metais. Entre cenas do cotidiano, animais silvestres e até pré-histórico, o artista expressa em detalhes o seu olhar para o mundo. A mostra, primeira do ciclo de três exposições, é aberto ao público e pode ser visitada de segunda à sexta, das 07h30 às 17h30, na sede da Energisa Paraíba, em João Pessoa.

Energisa expõe ‘Da natureza, suas formas’, do escultor Gilton LiraAlém de escultor, o paraibano Gilton Lira, é professor de desenho, designer gráfico e designer de mobiliário rústico. Desde cedo, possui uma forte ligação com as coisas rústicas produzidas pela natureza,  como ossos, sementes e destroços depositadas na areia pelo mar, além da pedra e madeira. Nessa fase atual ele busca as formas intrigantes que as árvores desenvolvem em seus caules e galhos, selecionando nessas variedades as partes que compõem suas peças artísticas.

Escultor autodidata defende a teoria que mesmo tendo o talento natural,Energisa expõe ‘Da natureza, suas formas’, do escultor Gilton Lira o artista deve explorar técnicas pertinentes ao material que utiliza. E, também, pesquisar o mercado que acolhe o tipo de obra escolhida. Atitude esta, que faz seu trabalho fluir.

Em suas obras, ele projeta expressões, dramas na forma de anatomia humana, de animais, e às vezes, surreal. Quanto às inspirações, elas acontecem no seu cotidiano, como numa leitura, num filme, numa simples conversa, isso lhe dá certeza, que as criações mais interessantes estão nas coisas mais simples.

A exposição ‘Da natureza, suas formas’ fica em cartaz até agosto de 2019, no Hall de Exposições Energisa, nas sedes da Energisa Paraíba, em João Pessoa, Núcleo Oeste, em Patos, e sede da Energisa Borborema, em Campina Grande, respectivamente.

Energisa expõe ‘Da natureza, suas formas’, do escultor Gilton Lira

Comente