Publicidade
CotidianoSem categoria

Empresa que vai gerir aeroportos de JP e CG comanda terminais na Inglaterra e América Latina

Vencedora do leilão do bloco Nordeste, que inclui os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, a empresa espanhola Aena é a maior operadora de aeroportos em número de passageiros do mundo e opera em países como Inglaterra, México, Colômbia e Jamaica. A Aena Internacional, que classificou a compra dos terminais nordestino como “a maior operação de desenvolvimento internacional da história da Aena”, comprou os aeroportos pelo valor de R$ 1,9 bilhão.

Fundada em 1991, a empresa opera 46 terminais aeroportuários e dois heliportos na Espanha. Por meio de sua filial – Aena Aeroportos Internacional -, ela participa diretamente e indiretamente da gestão de outros 17 aeroportos pelo mundo.

A Aena detém 51% do capital da sociedade que opera o Aeroporto de Luton, em Londres, na Inglaterra. E participa da administração de 16 terminais no México, entre eles o de Montego Bay e dois na Jamaica, o de Montego Bay e o de de Kingston , a partir de outubro de 2019. No México , a Aena participa do Grupo Aeroportuário do Pacífico (GAP), que opera 12 aeroportos através da empresa Aeropuertos Mexicanos del Pacífico (AMP). A AMP é o parceiro estratégico do GAP através de 17,4% do seu capital.

A espanhola também opera na América do Sul. Ela gere dois aeroportos na Colômbia, o de Cali e Cartagena de Indias. Empresa de sociedade mista, a Aena tem suas ações vendidas na bolsa desde 2015.

Nota da Aena
“Nos próximos dias, a Aena iniciará todos os procedimentos administrativos para a formalização da concessão, que poderá ser prorrogada até agosto. Após o período de transição previsto nos editais, os aeroportos do Nordeste poderão começar a ser administrados no último trimestre pela concessionária que será criada para esse fim, integralmente detida pela Aena Desarrollo Internacional”, diz em nota divulgada no site.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Mostrar mais

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Bloqueador de Anúncios detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios