Publicidade
Cultura

Edu Falaschi volta a JP em turnê após quase dez anos e fala sobre carreira e projetos futuros

Como vocalista do Angra, Edu Falaschi tocou em João Pessoa no ano de 2010, no Sun Rock Festival

A última vez que Edu Falaschi esteve em João Pessoa para um show de turnê foi em 2010, no Sun Rock Festival. Eventos do porte desse que trouxe, além do Angra (banda de Edu na época), nomes como Scorpions, Sepultura e Matanza não acontecem mais na Capital. Entretanto, o show que será trazido pelo cantor de heavy metal neste sábado (5) irá relembrar momentos gloriosos do gênero musical aos pessoenses no Clube Cabo Branco.

- Continua depois da publicidade -

Isto porque Edu irá tocar na íntegra o renomado álbum “Temple of Shadows”, considerado uma obra-prima do Power Metal e o melhor disco do Angra na formação em que o cantor paulista esteve incluído. A ‘Temple of Shadows in Concert’, nome da turnê, terá o diferencial de contar com músicos da Orquestra Filarmônica Bachiana, sob regência do maestro João Carlos Martins. No repertório, estarão ainda músicas da carreira solo de Falaschi e de outros discos do Angra.

Em 2010, inclusive, embora o Angra estivesse na turnê do Aqua, a banda executou duas músicas do Temple of Shadows (TOS) em João Pessoa: Waiting Silence e Spread Your Fire. Quase 10 anos depois, os paraibanos terão a chance de revisitar as músicas do disco que tocaram naquele show e ouvir pela primeira vez ao vivo outras músicas consagradas do álbum. Outros ex-membros do Angra estão acompanhando Edu, a exemplo do baterista Aquiles Priester e o tecladista Fábio Laguna, que fizeram parte da gravação do TOS. Completam o time os guitarristas: Diogo Mafra e Roberto Barros, além do baixista Raphael Dafras.

Em entrevista ao Paraíba Já, Edu Falaschi falou sobre o sentimento de nostalgia das pessoas que estão tendo a oportunidade de ouvirem novamente as músicas daquela época ao vivo após quase 15 anos. Edu já realizou com a sua banda shows no Sul e Sudeste do Brasil e abriu ontem, em Recife, a parte Norte/Nordeste da turnê.

“Tocar essas músicas do Temple of Shadows de novo depois de 15 anos é um encontro de várias emoções, inclusive para o fã. É um momento bem nostálgico porque a maioria dos fãs naquela época tinham 12, 15 anos. Hoje o cara tá com 30 anos, alguns até com 40. Cara que já tá casado, com filho e tal. Muitos deles estão voltando nos shows nessa turnê e encontrando velhos amigos, que iam aos shows junto com eles naquela época, hoje tudo mais velho. Então, assim, é uma mistura de emoções e está sendo tudo bem bonito”, celebrou.

Clipe oficial da música Wishing Well, que será tocada no show:

Convite ao maestro João Carlos Martins e gravação de DVD

Embora a turnê esteja ocorrendo com músicos da orquestra regida por João Carlos Martins, o maestro só irá dividir o palco com Edu Falaschi no dia 4 de maio, em São Paulo, na gravação do DVD da turnê. O show contará com a presença do guitarrista e vocalista alemão Kai Hansen [ex-Helloween e Gamma Ray] e do cantor e compositor Guilherme Arantes. Edu explicou como foi o contato com o maestro renomado e como conseguiu o convencer a aceitar um projeto de rock pela primeira vez na sua vida.

“Eu queria já fazer a turnê com orquestra aí eu conversei com uma amiga minha e ela: ‘cara, eu toco na orquestra do João Carlos Martins. Você não quer tentar?’. Aí eu dei risada porque o João Carlos Martins é uma lenda, mas ela falou: ‘vamo lá, vou tentar uma reunião’. E um belo dia, ela me ligou e disse que a reunião ia acontecer. Aí eu fui na casa dele, conversei com ele, toquei piano com ele, cantei uma música com ele tocando o piano, daí ele adorou e topou. Ele nunca fez [projetos] com rock, só com outras coisas”, explicou.

Problemas de saúde e volta por cima

Ao longo de sua passagem pelo Angra e, principalmente nos últimos anos como vocalista da banda, Edu sofreu com problemas de saúde que afetaram a sua voz. Após 2011, desentendimentos entre a banda culminaram com a saída dele daquela que é considerada uma das maiores bandas de heavy metal do Brasil. Em baixa, Edu confessa que pensou em desistir de cantar e se dedicar a outros ramos da música, como produção.

“Sim, tive problema de voz sério por muitos anos e em vários momentos passou pela minha cabeça: ‘chega, né. Tá bom, tá bom’. Fui muito humilhado na internet, foi uma barra bem pesada. Aí a família me deu apoio, meu irmão principalmente, que é mais próximo e tem mais contato comigo. Todos me apoiaram e meio que fui trabalhando isso, buscando forças e energia para dar a volta por cima e graças a Deus estou neste momento maravilhoso, cantando muito bem, tranquilo e feliz”, comemorou.

Projetos para o futuro e lançamento de novos discos

Edu Falaschi confirmou que, após a turnê do Temple of Shadows in Concert e o lançamento do DVD, que deve ocorrer no fim deste ano, ele irá lançar um novo disco solo com músicas inéditas também ainda neste ano, para no ano seguinte gravar um novo DVD, executando as músicas do CD de inéditas e realizar novas turnês.

“Estou em carreira solo e agora estou na turnâ do Temple of Shadows in Concert celebrando os 15 anos do Temple of Shadows e vou lançar ele no fim do ano [o DVD] junto com o CD de músicas próprias e vou fazer também um DVD de músicas inéditas, com estas canções do disco solo de inéditas. Então vai ser uma paulada de lançamentos. Vou fazer um disco numa pegada bem Angra, bem como eu compunha pro Angra, vou lançar e depois entro em turnê de novo com esses discos”, projetou.

The Glory of The Sacred Truth ao vivo (música inédita que comporá novo CD e será tocada no show de hoje):

Sobre o show:

Quando: sábado, 06 de abril, 21h
Onde: Clube Cabo Branco – Rua Coronel Souza Lemos – Miramar
João Pessoa / PB – CEP: 58033-455
Ingressos: a partir de R$ 80,00 (inteira)

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar