A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) decretou, nesta segunda-feira (18), luto de três dias pelo falecimento do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, aos 88 anos, ocorrido na noite desse domingo (17), em decorrência da Covid-19.
Em nota, o DPE-PB destacou que Wilson é “considerado um patrono da nossa Instituição pela excepcional contribuição dada para o seu engrandecimento”.
Leia na íntegra
NOTA DE PESAR
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) decretou luto de três dias pelo falecimento ocorrido na noite deste domingo (17), em um hospital da Capital, do ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador Wilson Leite Braga, considerado um patrono da nossa Instituição pela excepcional contribuição dada para o seu engrandecimento.
Pela sua visão de elevar a então Coordenadoria de Assistência Judiciária – ligada a Procuradoria Geral do Estado – à Procuradoria da Assistência Judiciária (PAJ), lhe foi outorgada, em maio de 2018, a Medalha Defensor Público Airton Cordeiro, materializando assim o devido reconhecimento e gratidão.
A PAJ passou a ser tratada posteriormente como Advocacia de Ofício e, com o advento da Reforma Constitucional, veio a tornar-se a Defensoria Pública do Estado da Paraíba. Não por acaso – e pelo papel incomensurável de impulsionamento à carreira do defensor público – o nome de Wilson Braga encabeçou a lista dos primeiros homenageados com a Medalha Defensor Publico Airton Cordeiro.
Na foto, Wilson aparece com a medalha sobre o peito, ladeado pela já saudosa esposa Lúcia Braga, falecida há 10 dias, lendo a outorga a ele concedida. A comenda da Defensoria Pública, entregue há um ano no Dia do Defensor Público (19 de maio), foi a última homenagem feita em vida ao ex-governador. Ele e a esposa entram para a triste estatística das vítimas do novo coronavírus (Covid-19) no Estado da Paraíba.
À família enlutada, nossas mais profundas condolências por tão irreparável perda.
Ricardo José Costa Souza Barros
Defensor Público-Geral da Paraíba