Descaso: 60% das paradas de ônibus em João Pessoa não possuem cobertura

Esperar pelo transporte coletivo em alguns bairros de João Pessoa exige paciência pela demora, mas além disso, o usuário tem se deparado com outro problema: a falta de cobertura em algumas paradas de ônibus, obrigando as pessoas a permaneceram sob sol e chuva.

A situação ocorre em vários bairros e essa é uma reivindicação antiga que, na maioria das vezes, não é atendida. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) admite que em quase 60% delas as pessoas não contam com qualquer proteção.

Quem mora no bairro Valentina de Figueiredo, ou mesmo quem apenas visita a região, sabe que em algumas paradas de ônibus é preciso enfrentar o calor ou a chuva enquanto espera pelo transporte. Nas imediações da rotatória da Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, há uma parada sem qualquer proteção. “Eu nem moro no bairro, mas toda vez que venho, é desse jeito. Tem que encarar o sol ou a chuva. Com criança, então, é mais complicado, mas não tem o que fazer. Complicado”, relatou a dona de casa Maria Lúcia de Alcântara.

No bairro de Tambaú não é diferente. Um dos locais onde falta abrigo é na Avenida Professora Maria Sales. “Trabalho aqui perto há mais de dez anos e sempre foi desse jeito. Eu nem me dou ao trabalho de ir atrás, fazer solicitação, porque não adianta. Pior é que não tem nem para onde correr se chover de repente. Melhor andar com um guarda-chuva”, disse o porteiro Wellington Santos.

Novas estruturas

A Semob não repassou a lista dos locais que serão beneficiados, mas informou que a instalação de novas estruturas nas paradas de ônibus da Capital começa ainda durante o mês de setembro.

“Há dois critérios principais para isso. Um deles é a dimensão da calçada, que deve ter largura mínima de 2 metros para que comporte a estrutura. O outro é o sentido da via. Paradas instaladas em vias de sentido bairro/Centro possuem prioridade pelo fato de haver espera. Quem chega ao bairro, por outro lado, desembarca e vai ao destino”, declarou o superintendente, Adalberto Araújo.

Ele ressaltou que, apesar de ser a regra, existem exceções que são verificadas pelos técnicos do sistema viário da Autarquia em cada região, de acordo com a demanda de usuários do transporte coletivo.

Serviço

Para solicitar a instalação de abrigos em pontos de ônibus, a Semob disponibiliza três formas de contato, online, 0800 e telefone fixo: serviços.semobjp.pb.gov.br, 0800 281 1518 (só fixo) e (83) 3218-9330 (fixo e celular). As informações são do Jornal Correio da Paraíba.