Covid-19: Saúde da PB alerta sobre prevenção após aumento de internações

Na quinta-feira (5), o Hospital Clementino Fraga, que é referência no tratamento da doença na Capital, apresentou 100% de ocupação nas enfermarias

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros alertou, nesta sexta-feira (6), sobre o aumento no número de casos e internações por Covid-19 na Grande João Pessoa. Conforme ele, não é possível relaxar nos cuidados de prevenção à doença e devem ser mantidas as medidas como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. A declaração foi dada durante o programa ‘F5’, da 89 Rádio POP.

“Há aproximadamente três semanas, nós iniciamos um alerta à população no sentindo de que havia indícios no gráfico de outubro, que estava identificando um aumento gradual no número de casos na Grande João Pessoa e isso foi confirmado após o término do mês”, destacou.

+ Clementino Fraga atinge 100% de ocupação de leitos de enfermaria para Covid-19

De acordo com Geraldo, o Hospital Clementino Fraga, que é referência no atendimento de pacientes infectados pelo vírus, apresentou lotação nas enfermarias na quinta-feira (5). Já a ocupação dos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), dos 10 que existem no local, sete estavam em uso.

Sobre o Hospital Metropolitano, o secretário informou que há 75% dos leitos de UTI ocupados e a enfermaria conta com 52%. No entanto, ele ressaltou que o cenário estadual traz tranquilidade, pois há 40% de ocupação nos leitos para adultos, o que conforme ele, “dá uma margem de segurança importante em relação a estrutura de retaguarda na eventualidade de aumento brusco e célere no número de contaminados, e consequentemente, de internações”, afirmou ao F5.

+ Covid-19: Grande João Pessoa apresenta aumento de internações

Para o secretário de Saúde, as campanhas eleitorais podem ter tido papel no atual cenário da pandemia no Estado. “Esse aumento observado na Grande João Pessoa é reflexo de uma série de fatores. As convenções partidárias, os encontros dos eleitores com os agentes políticos que tem promovido o aperto de mão, abraço, muitas vezes beijo. Com isso, a propagação do vírus aumenta, daí a importância de todos nós estarmos alertas para manter as medidas de prevenção”, lembrou.

Geraldo Medeiros também comentou a flexibilização feita pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que permitiu grupos de até cinco pessoas em apresentações nos bares e restaurantes da Capital. O secretário destacou que essas liberações podem agravar a situação do número de infectados não só na Capital, mas também na Grande João Pessoa.

“A permissão de eventos públicos com até 400 pessoas e essa aproximação de pessoas que ocorre nos finais de semana. O distanciamento entre as mesas nos bares e restaurantes está sendo relaxada, pessoas sem máscaras continuamente, não só no momento da alimentação, circulando dentro dos estabelecimentos sem máscaras e isso tem contribuído para propagação dos vírus. Quando as pessoas relaxam, temos o que observamos aí, ocupação maior de leitos de UTI e enfermaria e, infelizmente, teremos mais mortes em decorrência dessas atitudes”, declarou.

Conforme ele, não há intenção de abrir hospital de campanha para atendimento destes pacientes. “Nós temos outra estrutura fixa, que é o antigo Hospital Santa Paula, expansão da Maternidade Frei Damião e temos todo um andar disponível para uma eventualidade, se necessitar de mais leitos de enfermaria de UTI”, pontou.