Com 5 propostas diferentes, clubes debatem fórmula do Paraibano 2016

Os dirigentes dos 10 clubes que vão disputar o Campeonato Paraibano de 2016 se reúnem nesta quarta-feira na sede da Federação Paraibana de Futebol para discutir os principais detalhes da competição, entre os quais a fórmula e o período de disputa. A reunião começa às 15h.

Na primeira reunião preliminar, ficou decidido que o campeonato começa dia 31 de janeiro. Mas ainda não existe um consenso sobre qual caminho será percorrido até se descobrir quem será o campeão estadual do ano que vem.

Dentre os postulantes ao título, as novidades para a edição de 2016 são Esporte de Patos e Paraíba de Cajazeiras, campeão e vice da segunda divisão de 2015. Além dos dois clubes sertanejos, estão na 1ª divisão Botafogo, Campinense, Treze, Auto Esporte, CSP, Santa Cruz de Santa Rita, Sousa e Atlético de Cajazeiras.

O presidente FPF, Amadeu Rodrigues, já deixou claro que vai prevalecer a decisão que for tomada pelos dirigentes dos clubes na reunião de logo mais. Vale ressaltar que, pelo Estatuto do Torcedor, o regulamento do campeonato passado deve ser respeitado. Mas se houver unanimidade por mudança, como querem alguns clubes, a competição deve ter outro formato em 2016.

A Federação tem em mãos uma proposta que será apresentada aos dirigentes das agremiações. A ideia da FPF é fazer um campeonato em que os 10 clubes sejam divididos em dois grupos de cinco. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, que seria disputado no sistema de mata-mata. Já os seis últimos fariam um “torneio da morte” para definir os rebaixados.

De acordo com o calendário apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol, os campeonatos estaduais do ano que vem deverão ser realizados em apenas 13 datas, mas o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, fez uma solicitação para o que o Campeonato Paraibano tivesse uma data a mais. Detalhe que a edição deste ano, que pode ser mantida, tinha 24 datas.

Divergências de fórmulas

A proposta do estadual de 2016 sugerida pela Federação, com divisão dos clubes em dois grupos de cinco times na primeira fase, encontra resistência dos Maiorais (Treze e Campinense), o que por si só já é indício de que o clima deve esquentar na reunião. Principalmente porque a FPF não abre mão de respeitar o calendário apresentado pela CBF.

Os presidentes do Treze e do Campinense, Petrônio Gadelha e William Simões respectivamente, vão sugerir que o Campeonato Paraibano tenha o mesmo formato deste ano.

Primeiro clube a apresentar uma proposta, o Botafogo se mostra aberto a um consenso, mas não abre mão de terminar o Paraibano no dia 8 de maio, o que praticamente já impede um acordo com os clubes de Campina Grande.

Outros clubes já têm propostas apresentadas, muitos deles também propondo dois grupos, mas com algumas mudanças entre elas. Acompanhe as diferenças de ideias dos clubes:

01

BOTAFOGO-PB

Defende dois grupos regionalizados (Litoral e Sertão), com os dois times de Campina Grande em chaves separadas. Os três primeiros colocados da primeira fase passariam para um primeiro mata-mata. As semifinais seriam disputadas também em caráter de mata-mata com os três classificados e, dos derrotados na segunda fase, o melhor time por índice técnico.

02

TREZE E CAMPINENSE

Querem manter a mesma fórmula de 2015, com os dez clubes se enfrentando em ida e volta e os quatro primeiros jogando um quadrangular final. O problema é que o regulamento proposto precisaria de 24 datas.

03

SOUSA E ESPORTE

Os dois clubes uniram as propostas da FPF e do Botafogo. Na primeira fase, dois grupos (com sorteio dirigido) de cinco clubes. A diferença é que os clubes enfrentariam os rivais do outro grupo. Os três primeiros colocados da primeira fase passariam para um primeiro mata-mata. As semifinais seriam disputadas também em caráter de mata-mata com os três classificados e, dos derrotados na segunda fase, o melhor time por índice técnico.

04

AUTO ESPORTE

Também quer dois grupos de cinco clubes na primeira fase, mas classificando os quatro primeiros colocados. Neste caso, seriam três fases eliminatórias convencionais (quartas, semifinais e finais) até se conhecer o campeão.

05

CSP, SANTA CRUZ-PB, ATLÉTICO-PB E PARAÍBA

Os quatro clubes não apresentaram propostas e vão optar uma fórmula a partir das apresentadas na reunião.

 

As informações são do Globo Esporte PB