Circulação da Mulinga: projeto leva espetáculo circense gratuito a cidades da Paraíba

Foto: Matheus Albuquerque

Os municípios de Pedras de Fogo, Cabedelo e Cruz do Espírito Santo recebem, no mês de abril, a Circulação da Mulinga, um projeto cultural que leva o espetáculo ‘Tá com a Mulinga’ de forma gratuita aos espaços públicos das cidades. Idealizado e apresentado pela Cia Mulinga, a apresentação é protagonizada pelo Palhaço Bambam (Luís Eduardo Santos) e pela Palhaça Cacatua (Irla Medeiros).

Na trama, tudo começa quando os palhaços saem do grupo circense que participavam e se veem tristes e desamparados. Olhando ao público ao redor, eles percebem que o show não pode parar! O espetáculo Tá com a Mulinga traz números e brincadeiras que misturam o tradicional e o moderno na linguagem circense, com malabarismo, música, mágica e muita palhaçaria, o espetáculo é voltado para toda a família.

‘Tá com a Mulinga’ será apresentado em Pedras de Fogo, no Parque Ecológico Silvio Milanês (conhecido como “Área Verde”), no domingo dia 7 de abril, às 15 horas. Na semana seguinte, no dia 14, a cidade de Cabedelo recebe o espetáculo, encenado na Praça Getúlio Vargas, às 18h30. Encerrando a circulação, a encenação chegará na Praça Renato Ribeiro, às 18 horas, em Cruz do Espírito Santo.

O projeto Circulação da Mulinga foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa.

Cia Mulinga

A Cia Mulinga é uma companhia de circo e teatro formada pelos amigos Irla Medeiros e Luís Eduardo Santos que, desde 2012, trabalham e atuam juntos como palhaços e pesquisadores. Inicialmente, através de um projeto social chamado Projeto Universidade em Ação – PUA, realizaram intervenções de viés humanitário até começarem a trabalhar profissionalmente no grupo Cia dos Clownssicos entre 2015 e 2019. Com o fim das atividades deste grupo, ambos, Cacatua e Bambam, seguiram trabalhando juntos em atuações artísticas, mas ainda buscando a organização necessária para criar um grupo profissional. Em 2022, nasce a Cia Mulinga, cujo nome, um termo popular local, é uma homenagem ao estado onde ambos nasceram, a Paraíba.

Sobre Luís Eduardo Santos

Palhaço, artista de rua, produtor, ator, arte-educador e pesquisador. Atua, desde 2011, pelo Projeto Universidade em Ação (PUA), do qual é co-fundador. Concluiu o curso de Palhaços da ESLIPA – RJ em 2021 e também integra a rede de artistas do Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Apresenta, desde 2019, o espetáculo solo Arara Azul, além de ministrar oficinas de palhaçaria e circo.

Sobre Irla Medeiros

Palhaça, bailarina, coreógrafa, atriz e arte educadora. Iniciou sua carreira artística na infância, através da dança. Em 2013, paralelamente à sua formação acadêmica, iniciou estudos teórico-práticos na área circense, em acrobacias aéreas e de solo, malabares, pirofagia, somando à prática da palhaçaria. Atua como palhaça desde 2012 compondo espetáculos de Circo e Teatro com alguns grupos da cidade de João Pessoa.

SERVIÇO CIRCULAÇÃO DA MULINGA:

Espetáculo ‘Tá com a Mulinga’

Acesso gratuito

07/04, às 15 horas

Parque Ecológico Silvio Milanês (“Área Verde”) / Pedras de Fogo

14/04, às 18h30

Praça Getúlio Vargas / Cabedelo

20/04, às 18 horas

Praça Renato Ribeiro / Cruz do Espírito Santo

Ficha Técnica

Direção: Irla Medeiros e Luís Eduardo Santos

Atuação: Irla Medeiros (Palhaça Cacatua) e

Luís Eduardo Santos (Palhaço Bambam)

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos