Cícero espera contrapartida de Lula para pagar novo piso de professores

No último dia 11, o gestor anunciou aumento de 15% no piso dos professores efetivos e aposentados da Rede Municipal de Ensino já a partir deste mês

(Foto: Cógenes Lira/Paraíba Já)

O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (Progressistas) afirmou, nesta sexta-feira (20), que espera a contrapartida do governo do presidente Lula (PI) para pagar o novo piso salarial dos professores.

No último dia 11, ele anunciou aumento de 15% no piso dos professores efetivos e aposentados da Rede Municipal de Ensino já a partir de janeiro de 2023. O valor é maior que o reajuste nacional, que será de R$ 14,9%. Com o aumento, a base salarial dos profissionais do magistério será o maior do Norte-Nordeste.

De acordo com o prefeito, o desejo é que o presidente aumente o piso, mas mande os recursos para financiamento.

“Se não houver o financiamento por parte do governo federal, ou vão fazer de conta ou demitir gente, porque não cabe no orçamento”, destacou.

Conforme ele, a Frente Nacional dos Prefeitos está discutindo para que os aumentos dos professores e outras categorias não possam entrar na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Senão os gestores vão pagar e vão perder a condição de disputar mais alguma coisa porque terão as suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas”, pontuou.