BBB 24: voto por CPF serve? Matemáticos explicam a média ponderada

Novidade voto por CPF, o chamado "voto único", pode definir os rumos da vida de um participante, mais do que o "voto da torcida"

Quem vai ficar na casa da BBB 24 neste primeiro paredão: Maycon, Giovanna e ou Yasmin Brunet? A novidade voto por CPF (o chamado “voto único“) pode definir os rumos da vida de um participante, mais do que o “voto da torcida“. Essa é a conclusão a que chegaram os professores Michel Cambrainha, da Faculdade de Matemática da Uni-Rio, e Nicolau Saldanha, do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-RIO, após analisarem as novas regras do programa e criarem cenários hipotéticos de votação.

Segundo a TV GLOBO, “cada modelo de votação terá o peso de 50% e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos”, mas, Miguel salienta que o fato de o peso entre cada tipo de voto ser igual faz com que seja, na verdade, uma média aritmética simples. O que isso quer dizer? As porcentagens do voto da torcida de um participante mais a do voto único serão somadas e dividas por dois, tendo o mesmo peso.

(PORCENTAGEM DE VOTO DA TORCIDA + PORCENTAGEM DE VOTO ÚNICO) ÷ 2 = PORCENTAGEM DO PARTICIPANTE

—A média ponderada é quando cada dado contribui com um peso diferente para o resultado final. O critério dos pesos é subjetivo, mas tem que somar 100%. No caso do BBB, falaram média ponderada, mas colocaram fator de 50%, o que faz dela uma média aritmética simples. Não seria se os pesos fossem diferentes de 50% — diz Michel.

Tadeu Schmidt está com mais cabelo?Apresentador vira meme, mas garante: ‘é todo meu’
Vamos pensar em paredões em que sai o mais votado sai da casa – o que não é o caso deste primeiro, cuja pergunta é: “quem você quer que fique na casa?”. O exemplo abaixo vale para o tradicional paredão “quem você quer que saia da casa?”. Veja as contas feitas por Nicolau Saldanha.

Foto: Arte O Globo

No total, A teve 63 milhões de votos de torcida, contra os 47 milhões de B. Mas, em termos, médios percentuais, quem é eliminado é o B.

— O candidato com o maior número de votos não necessariamente é o candidato vitorioso — diz Nicolau.

Michel salienta que o “voto único” vai fazer bastante diferença num paredão em que a mobilização de torcidas estejam bastante apertada.

— Vai vencer quem conseguir mobilizar mais votos únicos — diz o professor, resumindo o significado de cada tipo de voto. — O CPF reflete o tamanho da torcida de um participante; o outro reflete a força dessa turma, ou seja, a capacidade que ela tem de votar muito.