Backup ilimitado no Android: confira destaques do WhatsApp em agosto

No mês passado, o WhatsApp divulgou que pretende exibir anúncios entre as publicações dos Status a partir de 2019. O aplicativo também divulgou uma maior integração entre sua versão Business e o Facebook, criando um botão que interliga as duas redes sociais e facilita a comunicação entre empresas e clientes. Além disso, o backup ilimitado no Google Drive foi uma novidade para os usuários do mensageiro em celulares Android.

Em agosto, diversas falhas e tentativas de golpe foram notadas pelos usuários do aplicativo de mensagens. Algumas delas foram resolvidas e esclarecidas em pouco tempo. Confira abaixo os principais destaques do WhatsApp durante o período.

Whatsapp Status receberá propagandas a partir de 2019 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Whatsapp Status receberá propagandas a partir de 2019 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Livre de propagandas desde seu lançamento, em 2009, o WhatsApp pretende mostrar anúncios entre os posts do Status, em um formato muito parecido com o já existente no Instagram Stories. As publicidades deverão ser exibidas a partir de 2019, mas não existe uma data concreta para o início da atividade.

O WhatsApp Status conta com audiência de cerca de 450 milhões de usuários diários, número maior que o do Instagram.

Falhas e golpes

Graves falhas e tentativas de golpe foram encontradas no WhatsApp por empresas de segurança digital e pelos usuários em agosto. Uma delas permitia alterar mensagens enviadas em chats em grupo através da ferramenta de responder. Um usuário mal-intencionado poderia utilizar a função para adulterar textos e citá-los nas mensagens para todos os membros visualizarem. Outro erro permitiria o envio de mensagens para apenas um participante de um grupo, sem que os demais recebessem.

WhatsApp: falha permite alterar conteúdo de respostas no mensageiro (Foto: Reprodução/TechTudo)

WhatsApp: falha permite alterar conteúdo de respostas no mensageiro (Foto: Reprodução/TechTudo)

Os usuários também reclamaram de um bug que impedia o download de arquivos de mídia, como fotos e áudios, no chat no Android e no iPhone (iOS). O app exibia mensagens de erro como “Formato de arquivo não suportado” e “Não foi possível baixar a imagem”. O Whatsapp não reconheceu o problema, que já foi normalizado.

Um golpe comum envolvendo falsas promoções no mensageiro também foi notado em agosto. Desta vez as mensagens ofereciam um falso cupom de desconto no serviço de delivery iFood, prometendo R$ 100 em compras no aplicativo, juntamente com um link malicioso. O iFood informou que a promoção é falsa e alertou para uma possível infecção de vírus.

Backup ilimitado no Google Drive

WhatsApp terá backup ilimitado para usuários de Android no Google Drive (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

WhatsApp terá backup ilimitado para usuários de Android no Google Drive (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O WhatsApp anunciou que o backup de dados do aplicativo passará a ser ilimitado no Google Drive, independentemente do tamanho do conjunto de fotos, vídeos e documentos incluídos. A medida passa a valer a partir do dia 12 de novembro para os usuários do Android. O novo formato de backup não será disponibilizado para usuários de iPhone (iOS), que permanecem com armazenamento via iCloud.

WhatsApp Business: mais integração com o Facebook

Anúncios do Facebook poderão incorporar botão para chat no WhatsApp (Foto: Divulgação/Facebook)

Anúncios do Facebook poderão incorporar botão para chat no WhatsApp (Foto: Divulgação/Facebook)

Uma ferramenta para WhatsApp Business lançada em agosto permitirá que empresas adicionem botões de ação do mensageiro em seus sites ou em anúncios dentro do Facebook, possibilitando que usuários iniciem um chat imediatamente. A novidade também permitirá que os perfis comerciais enviem aos consumidores informações automáticas pelo WhatsApp, como cartões de embarque, confirmações de compra, lembretes de eventos e confirmações de envio de mercadorias. As novas funcionalidades são voltadas para empresas de médio e grande porte e algumas já estão em fase de testes, como Uber e Wish.

Gaste menos dados com o WhatsApp

Configurações do Whatsapp podem ajudar a consumir menos internet (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Três dicas valiosas, publicadas pelo TechTudo em agosto, podem ajudar a reduzir o consumo do pacote de dados do celular ao utilizar o WhatsApp. Ações como desativar o download automático de fotos e vídeos e reduzir a qualidade das ligações podem garantir uma diminuição no consumo de internet móvel. Desativar o backup de conversas pelo 3G ou 4G, configurando o armazenamento para ser realizado somente através de WiFi, também fará você economizar a franquia.

Como desativar o WhatsApp em caso de perda ou roubo

E-mail com a confirmação de que a conta do Whatsapp foi desativada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)E-mail com a confirmação de que a conta do Whatsapp foi desativada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

E-mail com a confirmação de que a conta do Whatsapp foi desativada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Por meio de uma solicitação enviada por e-mail é possível desativar temporariamente a conta do WhatsApp, em caso de perda ou roubo do aparelho, para que outras pessoas não tenham acesso a seus dados e conversas. Após o pedido, o perfil ficará inativo por até 30 dias e poderá ser reativado a qualquer momento. Se isso não for feito nesse prazo, seus dados serão apagados definitivamente e uma nova conta precisará ser criada. Com TechTudo.