A Amazon inaugurou, nesta quinta-feira (19), uma nova modalidade que permite a venda de produtos usados na loja online. Chamada de “Amazon Quase Novo“, os consumidores podem encontrar produtos com valores mais acessíveis e promoções “que variam de 10% a 35% de desconto”.
A proposta da empresa é listar os produtos em boas condições com valores mais acessíveis. A Amazon também cita que a iniciativa visa incentivar a economia circular e causar um menor impacto ambiental.
Neste lançamento, 14 categorias diferentes fazem parte do Amazon Quase Novo, incluindo celulares e smartphones, computadores e informática, eletrônicos, videogames, livros, brinquedos, cozinha, ferramentas e materiais de construção e outras.
Amazon vai avaliar produtos antes de anunciar
De acordo com a Amazon, todos os produtos usados passarão por uma avaliação com “especialistas treinados que examinam cuidadosamente cada item para determinar a categoria de condição apropriada” antes de serem ofertados.
“Essa avaliação inclui inspeção visual, testes de funcionamento e verificações rigorosas buscando garantir que cada produto esteja em condições para uso”, cita a companhia. A empresa afirma que tais produtos passarão por “novos processos de recebimento e envio” nos seus centros de distribuição.
Após a avaliação, o consumidor verá quatro selos diferentes antes de realizar a compra:
- Usado – Como Novo: produtos em perfeitas condições de funcionamento, com acessórios e caixa (que pode conter “pequenos sinais de desgaste”);
- Usado – Muito Bom: produtos em bom estado e totalmente funcionais, mas que podem apresentar pequenos sinais de uso ou marcas. Podem ou não conter acessórios e terem sido embalados novamente, ou as caixas podem apresentar sinais de desgaste;
- Usado – Bom: produtos em boas condições e funcionais, mas com possíveis desgastes e marcas, como arranhões. Embalagens podem estar danificadas, e acessórios podem não estar inclusos;
- Usado – Aceitável: produtos com “sinais claros de uso”, mas funcionais. Podem conter marcas, arranhões e não conter acessórios, assim como a caixa pode ter sinais de desgaste.
Garantia e devolução
A Amazon afirma que todas as compras dentro do novo programa possuem garantia e estão cobertos pela Política de Devoluções da empresa. Caso um produto apresente defeito de funcionamento ou o cliente se arrependa da aquisição, será possível devolvê-lo em até 30 dias. Nestes casos, porém, não será possível substituir o item comprado.
A Amazon confirmou ao TecMundo que a nova categoria “está disponível apenas para produtos que são vendidos e enviados diretamente pela Amazon”. Neste caso, vendedores parceiros e pessoas físicas não poderão ofertar seus produtos usados.
Do TecMundo