Agora: Vaqueiros da Paraíba e de várias cidades do país fazem protesto em Brasília

protesto_1Vaqueiros de várias cidades brasileiras estão mobilizados, neste momento, em Brasília, para protestar contra a decisão tomada no último dia 6 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada no Estado.

Na ocasião, os ministros consideraram que a atividade coloca os animais em riscos, e assim, fere o meio ambiente. Os manifestantes defendem que a vaquejada faz parte da cultura regional do Nordeste. A decisão se refere a todo o país.

De acordo com o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores da Paraíba, Valter Trigueiro, a manifestação na Capital Federal superou todas as expectativas da organização. Ele contou que o movimento concentra 700 caminhões. “Só da Paraíba, são 60 caminhões e quatro ônibus”, afirmou.

O protesto dos vaqueiros acabou causando alterações no trânsito de Brasília. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou duas faixas do Eixo Monumental nos dois sentidos para a passagem da cavalgada da “Mobilização Nacional em Apoio à Cultura Nordestina”. A interdição é da Rodoviária do Plano Piloto até o Congresso Nacional.

Confira abaixo a programação divulgada pela organização do evento (horário de Brasília)

08h – Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília)

10h – Ato público em frente ao Congresso Nacional

12h – Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília

17h – Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada “Vaquejada Legal”, com retorno ao mesmo local

18h – Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil

19h – Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal

21h – Término das atividades