Início Site

Ciro Gomes terá imóvel arrombado pela polícia por não pagar dívida após condenação

0

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) autorizou a penhora de bens do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) pelo não pagamento de uma dívida de R$ 31 mil. O juiz Diego Ferreira Mendes, da 4° Vara Cível do TJSP permitiu ainda reforço policial e arrombamento do imóvel se assim for necessário.

A quantia é resultado de uma ação perdida contra jornalistas da Abril Comunicações no ano de 2018, ficando o político com o encargo de pagar os honorários dos advogados que representaram a editora. O valor passou por correção monetária e acréscimo de juros. Procurado, Ciro Gomes ainda não se manifestou. O espaço está aberto. Já o PDT criticou a decisão.

Na decisão, o juiz permite que a esposa de Ciro, Giselle Bezerra, também seja responsabilizada pela dívida e que todos os endereços conhecidos do acusado sejam verificados. A medida destaca a residência do casal descrita nos autos, na praia de Iracema, em Fortaleza.

“Tendo em vista a resistência imotivada do executado em cumprir a obrigação, a permitir concluir que não poupará esforços para impedir a prática dos atos necessários ao cumprimento da obrigação, ficam, desde já, deferidas as ordens de arrombamento e reforço policial se as condições de fato apontarem para a necessidade das medidas mais gravosas”.

Relembre o caso

Ciro Gomes processou a Editora Abril por danos morais após a publicação de uma matéria na Veja em 2018, pelos jornalistas Nonato Viegas e Hugo Marques alegando que o ex-candidato à presidência e o irmão, Cid Gomes (PSB), participaram de um esquema no qual compraram o partido no Ceará nas eleições de 2014.

De acordo com o ex-ministro durante o processo, as acusações descritas no textos eram infundadas, além de ofensivas, mentirosas e sem provas. A justiça entendeu que a reportagem apenas cumpriu o exercício de informar e deu causa ganha à editora.

PDT sai em defesa de seu filiado

Em pronunciamento oficial no portal de notícias do partido, o PDT declarou total apoio e solidariedade ao político, enfatizando que a decisão da justiça paulista foi absurda, “uma clara violação dos direitos civis e uma afronta ao Estado direito”.

“Repudiamos veementemente a utilização da força policial para resolver questões civis, principalmente em um contexto no qual há tantos casos prioritários demandando a atenção das autoridades. Esta atitude não condiz com os valores democráticos que devem reger nossa sociedade.”, declara a organização.

Segundo o PDT, cabe recurso da medida e o partido se unirá aos advogados de Ciro a fim de reverter a medida legalmente.

Do Estadão

Cícero autoriza obras para transformar rua do Miramar em espaço de fomento da economia criativa

0

O prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras para urbanização da Rua Joaquim Avundano, no bairro Miramar, para transformá-la num espaço de fomento da economia criativa. A ordem de serviço foi assinada, nesta quinta-feira (9), durante visita do gestor aos empreendedores instalados na via, que terá calçadas padronizadas, iluminação, estacionamento, bancos e novo paisagismo.

De acordo com o prefeito, o objetivo é multiplicar a ideia para outros bairros da cidade, aproveitando locais com potencial para atividades diversas. Nesse projeto pioneiro, a Prefeitura de João Pessoa vai investir R$ 300 mil, num prazo de três meses, para transformar o espaço, que conta com cafés, bares, padaria e outros estabelecimentos gastronômicos, num ambiente mais propício para o empreendedorismo e uma experiência mais enriquecedora para o público consumidor.

“Num espaço de cerca de 250 metros, empreendedores da nossa cidade, que acreditam no potencial de João Pessoa, que usam a criatividade, para que a gente faça essa experiência, que está sendo feita com diálogo junto ao poder público. E que seja o primeiro de outros bairros da cidade, que também possam receber esse tipo de intervenção”, destacou Cícero Lucena.

Na Rua Joaquim Avundano, o projeto da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vai contar com bloco de concreto sextavado; calçada em concreto armado com piso tátil; estacionamento bloco intertravado retangular; bancos em concreto e madeira; postes metálicos e luminárias com lâmpada LED e plantio de grama. Ainda fazem parte do projeto a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que fará, em horário determinado, disciplinamento do trânsito e funcionamento para sentido único para melhor segurança e conforto dos frequentadores dos empreendimentos.

“A gente vai disciplinar toda a parte de estacionamento, em conjunto com as secretarias integradas e também disciplinando carga e descarga, embarque e desembarque, para que a gente possa, de forma bem planejada, trazer segurança viária para todas as pessoas que vão frequentar, quem trabalha e também os moradores da região”, explicou Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana.

Dono de uma padaria de produtos artesanais, Pedro Peixoto recebeu o prefeito e elogiou a iniciativa que, segundo ele, tem potencial para impulsionar os negócios na região. “Eu acredito que vem um grande momento, porque a rua já tem se estabelecido no cenário gastronômico aqui da cidade. Um projeto como esse, para a gente fechar parcialmente a rua, organizar melhor as vagas de estacionamento, colocar iluminação de acordo com aquilo que a rua propõe. Vai ficar tudo muito organizado”, comemorou.

 

Rio Grande do Sul: ao menos 47 pessoas são presas por crimes em meio à calamidade

0

Ao menos 47 pessoas já foram presas no Rio Grande do Sul, suspeitas de cometerem crimes em meio a calamidade pública provocada pelas consequências das fortes chuvas que atingem o estado desde o dia 26.

Segundo a secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 41 pessoas foram detidas em flagrante pela suposta participação em saques, e seis homens são suspeitos de cometer abusos sexuais.

De acordo com o governador Eduardo Leite, os seis casos de violência sexual ocorreram em abrigos que estão recebendo as pessoas cujas residências foram atingidas por efeitos adversos das chuvas como enxurradas, inundações, alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos e que não tinham para onde ir. Em todo o estado, há 67.563 pessoas desabrigadas e pouco mais de 400 abrigos.

“Nos casos de abuso relatados, nossas equipes de segurança entraram imediatamente em operação e as pessoas [suspeitas] foram presas”, informou Leite, acrescentando que, nos seis casos, as vítimas eram crianças parentes das pessoas detidas.

“Lamentavelmente, envolvem familiares das crianças. O que sinaliza a possibilidade desses abusos acontecerem já anteriormente e que a situação nos abrigos, na verdade, escancarou, revelou isso, dando inclusive a oportunidade do Poder Público agir”, disse Eduardo Leite.

Diante do grande número de desabrigados, o governo estadual estuda abrir abrigos exclusivos para mulheres, crianças e jovens, disse o governador.

“É uma das nossas ações prioritárias dar a oportunidade de um abrigo em situação especialíssima para quem se sinta em uma situação vulnerável e precise de um acolhimento especial”, explicou Leite.

Saques

O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou a preocupação das forças de segurança em coibir saques. Segundo ele, em várias cidades agentes da Brigada Militar e da Polícia Civil têm usado embarcações para fazer o policiamento ostensivo em um cenário de ruas alagadas e edificações parcialmente submersas.

“Com isso, os saques já reduziram muito nos últimos dias”, garantiu Caron, sem fornecer números de ocorrências. Ainda segundo o secretário, até sábado (11), a pasta habilitará 1 mil reservistas da Brigada Militar, convocados por meio do Programa Mais Efetivo, para atuar no policiamento, inclusive para reforçar a segurança dos abrigos públicos.

“Temos este foco agora muito direcionado para os abrigos. Em alguns deles, já temos, permanentemente, integrantes da Brigada Militar e da Polícia Civil. Aqueles poucos que ousarem cometer crimes, especialmente dentro dos abrigos, serão presos”, garantiu Caron. Da Agêcia Brasil.

“Gozei”: homem é denunciado por assédio sexual em ligações para advogadas, na PB

0

Um homem foi denunciado por assédio sexual à Polícia Civil por estar ligando para advogadas, simular busca por atendimento para caso de abuso sexual contra uma filha e possivelmente se masturbar durante a ligação. Ele foi identificado como Carlos, de 24 anos, possível residente no município de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O caso foi enviado ao Paraíba Já na tarde desta quinta-feira (9). Confira Boletim de Ocorrência e prints das conversas no WhatsApp no fim desta matéria.

De acordo com uma das vítimas, que preferiu não se identificar, a primeira ligação aconteceu em janeiro, e outra em abril deste ano. No primeiro contato, que aconteceu em janeiro deste ano, o homem teria até enviado foto com teor sexual explícito.

“Ele falou a primeira vez pelo WhatsApp dizendo que a filha dele era corretora e tinha sido abusada. Deu detalhes, falou que ela tinha ido mostrar um apartamento a um homem e ao chegar lá, ele teria agredido ela e forçado ela a tirar a roupa e que não tinha consumado o ato do estupro, mas que tinha ficado se masturbando com ela nua. Me perguntou quais seriam as consequências jurídicas, se esse cara poderia ser preso, o que eu poderia fazer. Eu dei as explicações pertinentes como advogada”, relatou inicialmente a vítima ao Paraíba Já.

O contato começou a mudar quando a advogada pediu sua identificação e o homem começou a falas maliciosas. “Ele estava se identificando como ‘Gozh’ e por isso eu estranhei. Pedi contato e dados pessoais da filha, e disse que iria marcar com ela pessoalmente. Ele enrolou e perguntou: ‘você sabe meu nome?’, respondi que sim. Comecei a gravar a conversa porque entendi que ele estava mal intencionado e percebi que durante a ligação ele estava com a respiração ofegante, estava estranho. Então ele disse: ‘diga meu nome para eu confirmar’. Eu falei: ‘Você me falou que era Gozh’. Ainda pronunciei ‘Goz’, pois estava prevendo o que viria. Com isso, ele finalizou dizendo: ‘aí, gozei’. Esculhambei e ele me bloqueou no WhatsApp”, prosseguiu a vítima.

Perfil suspeito

Após esse primeiro caso, a vítima averiguou suas redes sociais, e notou um perfil desconhecido visualizando seus Stories do Instagram. “Guardei essa informação”, disse ela. O perfil é “@carlynhosbrownn”, que o Paraíba Já checou na tarde desta quinta-feira e constatou que Carlos se identifica como morador de Cruz do Espírito Santo, tem 24 anos e é solteiro. A conta está privada, sem possibilidade de visualizar as publicações.

Já em abril, Carlos entrou em contato novamente com a advogada, porém, utilizando outro número de telefone. Dessa vez ele relatou outro suposto caso de abuso sexual para pedir um atendimento advocatício.

Ele disse que um homem se masturbou do lado da filha dele no ônibus, que a filha era corretora, e então a advogada reconheceu a voz. “Enquanto ele falava, eu corri no instagram e vi que o mesmo perfil de ‘@carlynhosbrownn’ tinha visto meus stories e eu falei: ‘você ja falou comigo antes, eu lembro da sua voz’. Ele quis desconversar, disse que eu estava enganada. Eu tava na frente do notebook então já comecei as pesquisas, deixei ele contando a história e pedi o CPF dele a data de nascimento, deu inexistente”, relatou.

“Eu o interrompi e disse que ele tava me dando um CPF falso, nessa ocasião ele se identificou como Carlos Alves. Quando eu disse que ele estava mentindo, já disse que ele tinha me ligado antes e estava me assediando, ele disse que eu tinha que ter provas porque estava o acusando de coisas graves e desligou a ligação”, completou a advogada ao falar sobre o segundo contato do denunciado.

Identificado, encurralado e denunciado

Após desligar a ligação, Carlos seguiu o contato via WhatsApp. Ele falou que a advogada teria que provar o que estava dizendo. “De imediato eu mandei a foto dele e disse que tinha o achado, ele passou uns minutos negando e depois me bloqueou. Aparentemente ele nem teve tempo de terminar o que estava fazendo, porque eu já o encurralei, mas teve outras advogadas que ele fez o mesmo, ligou, contou uma história e ficou se masturbando”, afirmou ao Paraíba Já.

Conforme a jurista, dias após o ocorrido ela tomou coragem e relatou o caso para outras pessoas. Foi então que conseguiu identificar outras duas vítimas. “Uma delas me disse que ele já tinha trocado o nome de usuário do Instagram”, detalhou.

O Paraíba Já checou e há um segundo perfil identificado com a mesma foto de Carlos no @carlynhosbrownn, que seria o perfil com nome de usuário de @carlynhosbrownnoficial.

A advogada prestou queixa do homem e registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. No relato às autoridades policial, ela registra que foi vítima de assédio sexual. Os prints das conversas e as fotos do homem foram enviadas ao Paraíba Já e também às autoridades para investigarem o caso.

O Paraíba Já tentou contato com o homem através dos números que ele usou para falar com as advogadas, mas as ligações não foram completadas.

Confira Boletim de Ocorrência

(Foto: Reprodução)

Veja alguns prints da conversa

João Azevêdo destaca potencial do Nordeste em entrevistas à Folha e Valor

0

O governador João Azevêdo foi destaque, nesta semana, nos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Os veículos de comunicação evidenciaram as declarações do chefe do Executivo estadual sobre o potencial do Nordeste e o papel fundamental da região para o desenvolvimento do Brasil e a avaliação do gestor sobre a operacionalização do programa do governo federal “Juros por Educação”.

Ao jornal Folha de S.Paulo, João Azevêdo destacou o potencial e a localização estratégica do Nordeste, que tem investido fortemente em infraestrutura, com expansão de aeroportos e melhorias nas conexões rodoviárias e ferroviárias; educação; e tecnologia. Ele também destacou a liderança da região na produção de energia limpa, que cria um ambiente favorável de negócios e garante a atração de investimentos estrangeiros.

Em painel promovido pelo Valor Econômico sobre o programa do governo federal “Juros por educação”, que propõe a redução da dívida dos Estados em troca do investimento em ensino profissionalizante, o governador pontuou a necessidade de incluir e prestigiar os estados em boa situação fiscal, como é o caso da Paraíba, que possui rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e brAAA pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificações de risco do mundo, atestando o equilíbrio da gestão fiscal e a capacidade de investimento da Paraíba.

Pastor da Assembleia de Deus critica doações para animais do RS e fiéis abandonam culto, em CG

0

As críticas de um pastor da Igreja Assembleia de Deus, em Campina Grande, sobre a preocupação dos cristãos com os animais afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul, fez com que um grupo de fiéis abandonasse o culto nesta quarta-feira (8).

Em uma rede social, uma mulher que estava no local, relatou que o pastor José Rafael durante a pregação afirmou que “não era hora de pensar em cachorros” e aconselhou a Igreja a não comprar ração para doar.

O relato foi confirmado por outros fiéis presentes no culto. Uma outra fiel mencionou que o religioso começou seu discurso ciente da gravidade do que estava falando.

“Ele começou dizendo que poderia ofender algumas pessoas. A princípio, pensei até que ele ia falar de política, mas então ele disse assim, ‘não é hora de se preocupar com um cachorro’, começou com essa frase”, detalhou.

“Ele enfatizou várias vezes: não comprem ração, comprem alimentos para ajudar as pessoas. O pior comentário foi quando ele disse que se um bebê e um cachorro estivessem precisando de ajuda, ele não se esforçaria para ajudar os dois, porque cachorro é secundário, e comprávamos outro. Ele falou em tom de menosprezo. Depois disso, me levantei e saí da igreja”, concluiu.

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas; saiba como se inscrever

0
O Procon Estadual da Paraíba iniciou um processo seletivo para estágio com 15 vagas imediatas e oportunidade para cadastro de reserva. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, a partir de segunda-feira (13) até o dia 20 deste mês, por meio do preenchimento da ficha eletrônica de inscrição disponível em www.procon.pb.gov.br/editais/editais.

Os requisitos incluem estar matriculado em instituição de ensino conveniada e apresentar documentos digitalizados (PDF, JPG ou PNG, até 4MB): documento de identidade com foto, CPF, declaração de escolaridade com Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), currículu, laudo médico para pessoas com deficiência, e declaração específica para cotas raciais.

O processo seletivo ocorrerá em duas fases: uma prova escrita, com itens objetivos e/ou subjetivos, no dia 23 deste mês; e uma segunda fase composta por entrevista e outras técnicas de seleção. Os resultados serão divulgados no site oficial do Procon-PB.

As áreas disponíveis e respectivas vagas são:

Ciências Contábeis: cadastro de reserva

Direito: 12 vagas + cadastro de reserva

Psicologia: 1 vaga + cadastro de reserva

Jornalismo: 2 vagas + cadastro de reserva

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: cadastro de reserva

Ciências da Computação: cadastro de reserva

Os estagiários cumprirão carga horária de 25 horas semanais e receberão uma bolsa de estágio no valor de R$ 750,00, incluindo auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais, conforme estabelecido pela Lei nº 11.788/2008.

Para mais informações, o edital completo está disponível em www.procon.pb.gov.br/editais/editais.

O Procon-PB destaca a relevância da seleção para a formação acadêmica dos estudantes e para fortalecer as atividades de defesa do consumidor no estado.

Mersinho Lucena se reúne com ministro para discutir melhorias produção de camarão

0

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) se reuniu com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula, em Brasília. Durante o encontro, eles debateram o investimento do Governo Federal para melhorar a produção de camarão na Paraíba.

O encontro teve como objetivo a busca de solução para que o País volte a ser um grande exportador do crustáceo.

De acordo com o deputado Mersinho Lucena, o Brasil chegou a ser o maior exportador de camarão do mundo, mas recorde foi há vinte anos. “Na época, 30% do camarão que estava na mesa dos franceses era brasileiro. Os mercados americano e chinês consumiam nosso produto”, disse. “Hoje, a produção total do camarão local é vendido internamente. Não exportamos basicamente nada.”

O parlamentar colocou a discussão em pauta para que a produção no Brasil seja alavancada, e o País volte a ser um grande exportador do produto. “O Equador, um país menor que o nosso, exporta 6 bilhões de dólares por ano”, exemplificou. “É necessária coordenação de todos os ministérios envolvidos para que a gente possa abrir esse mercado novamente, uma vez que nosso produto é de qualidade”, acrescentou.

Mersinho ressaltou o apoio solicitado ao ministro, durante a reunião, para a Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), que fica no município de Itabaiana, no interior da Paraíba. Ele destinou emendas para a construção de uma indústria de beneficiamento em Itabaiana, permitindo que os pequenos e médios produtores possam processar o camarão para fornecer tanto para o mercado formal quanto para a exportação. Ele também encaminhou recursos para realizar o censo dos carcinicultores.

GGE aponta caminhos para enfrentar os desafios da reta final do ensino médio

0

No último ano do Ensino Médio, os alunos enfrentam um período de transição crucial, onde a vida adulta começa a se aproximar e as decisões sobre o futuro ganham destaque. Nesse momento, os desafios são diversos, e a ansiedade pode se tornar uma companheira constante. Conversamos com a psicopedagoga Mychelle Quirino, do SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicopedagógico) da Escola GGE, para entender melhor quais são esses desafios e como os alunos podem enfrentá-los de forma saudável e produtiva.

De acordo com Mychelle Quirino, os maiores desafios dos alunos nessa fase são a gerência da ansiedade diante do novo horizonte que se apresenta e a pressão para definir o futuro profissional. A expectativa de alcançar objetivos gera ansiedade, enquanto a necessidade de escolher um caminho profissional pode ser esmagadora. Nesse contexto, o autoconhecimento e o trabalho socioemocional se tornam fundamentais para garantir a segurança nesse momento crucial.

Mychelle destaca a importância da gestão da ansiedade como uma das principais estratégias para lidar com os desafios do último ano do Ensino Médio. O SOEP realiza projetos ao longo do ano letivo com o objetivo de ajudar os alunos a controlar a ansiedade e desenvolver segurança durante os novos processos. É fundamental conversar sobre emoções e saber identificá-las, habilidades que são trabalhadas desde a infância.

“Os maiores desafios são a gerência da ansiedade frente ao novo. Durante o ensino médio, as expectativas se tornam bem mais ativas, o foco para alcançar os objetivos geram ansiedade, além da sensação de que “preciso decidir minha vida”, explicou.

Dicas do GGE, aos alunos, nesta fase:

* Cuidar de si mesmo e entender suas emoções e limites
* Estabelecer uma rotina de estudos para facilitar a organização e construir segurança;
* Conversar sobre os próprios processos com alguém de confiança;
* Traçar objetivos claros, o que ajudará na construção de uma rota e na manutenção da rotina de estudo;
* Reconhecer que é natural sentir ansiedade diante de processos novos;
* Dedicar tempo para si mesmo, fazendo atividades que tragam prazer e ajudem a reduzir o nervosismo.

O último ano do ensino médio é um momento desafiador, mas não precisa ser enfrentado sozinho. Com apoio emocional e estratégias adequadas, os alunos podem superar a ansiedade e tomar decisões importantes com mais confiança. O autoconhecimento e o cuidado consigo mesmo são essenciais para essa jornada de transição para a vida adulta.

Lotes dos detergentes Ypê serão recolhidos por risco de contaminação; veja lista

0

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu venda, distribuição e uso de alguns lotes de versões do detergente Ypê por “potencial risco de contaminação microbiológica”.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, detergentes de todas as essências da empresa foram atingidas. Elas foram produzidas em geral entre julho e dezembro de 2022. A maioria dos produtos corresponde aos lotes finalizados em 1 e 3, mas há outros na lista completa.

Os demais produtos de limpeza não foram atingidos. Segundo a agência, há divergências do produto em relação à fórmula química que deveria conter. O recolhimento do produto tem sido feito voluntariamente pela fabricante, a Química Amparo.

Nas redes sociais, porém, consumidores com dúvidas sobre como será feito o recolhimento alegam que estão tendo seus comentários apagados pela empresa.

A companhia informou que fez o recolhimento dos itens que estavam à venda há mais de um mês após análise interna que identificou em alguns lotes a diferença da fórmula, embora afirme que isso não oferece risco à saúde ou à segurança do consumidor. Ela acrescenta que em alguns casos é perceptível ao olfato a variação de perfumes.

Os consumidores poderão fazer a solicitação de troca dos produtos nos mesmos locais onde eles foram adquiridos.

Confira os lotes suspensos do detergente Ypê:

  • Ypê Clear Care: 172051, 179054, 184054, 185054, 186054, 228054, 233011, 234011, 235011, 236011, 242054, 253011, 255011, 267051, 269051, 270051 ,278011, 279011, 280011, 281011, 282011, 283011, 302051, 303051, 304051, 314011, 315011, 316011 e 318011.
  • Ypê Coco: 029016, 030016, 036016, 038016, 057016, 058016, 148051, 149051, 151051, 212044, 213051, 215051, 216051, 217051, 218051, 219051, 220051, 221051, 228054, 232051, 233051, 236051, 238051, 243044, 248051, 249051, 256051, 257051, 258051, 272051, 273051, 274051, 275051, 276051, 277051, 284051, 286051, 288051, 289051, 290051, 291051, 298051, 299051, 300051, 301051, 317016, 331051, 333051, 33405, 031016, 188031, 225081, 226081, 227081, 239081, 270031, 281031, 282031, 283031, 295031, 323016, 324016, 327031, 328031, 329031 e 330031.
  • Ypê Capim Limão: 225031, 226031, 242081, 314031, 323081, 325081, 060016, 173081, 174081, 175081, 176081, 177081, 178081, 223011, 224011, 239051, 240051, 242051, 271081, 272081, 273081, 299011, 300011, 302011, 303011, 326051, 327051, 336016, 337016, 338016, 346016 e 347016
  • Ypê Limão: 031016, 040016, 041016, 042016, 043016, 127011, 129011, 130011, 134081, 135081, 136081, 137081, 138081, 148011, 149011, 150011, 218011, 219011, 310011, 311011, 319016, 332016, 339016, 347016, 053016, 054016, 141031, 221081, 222081, 223081, 227081, 228081, 229081, 279081, 280081, 288031, 315031 e 325016.
  • Ypê Maçã: 010016, 011016, 012016, 026016, 028016, 029016, 054016, 131011, 132011, 134011, 142011, 173011, 174011, 187011, 188011, 189011, 193011, 194011, 195011, 200051, 213011, 220011, 221011, 228011, 229011, 230011, 241011, 242011, 248081, 249081, 256011, 257011, 262011, 263011, 264011, 265011, 266011, 278061, 279061, 280061, 281061, 282061, 283051, 292011, 293011, 295011, 311011, 312011, 313011, 313061, 327011, 327016, 328011, 328016, 329011, 330011, 357016, 046016, 047016, 185081, 186081, 191081, 192081, 204101, 223081, 224081, 232081, 234081, 268031, 269031, 309031 e 310031.
  • Ypê Neutro: 019056, 020056, 037056, 038056, 039056, 054056, 055056, 173001, 174001, 186064, 188001, 211001, 212001, 225001, 226001, 228001, 228064, 237001, 239001, 272056, 320001, 321001, 322001, 324056, 325001, 325056, 326001, 326056, 327001, 331056, 336056, 338056, 356056, 236001, 016016, 017016, 024016, 025016, 026016, 038016, 039016, 040016, 172081, 172151, 173151, 174151, 175151, 176151, 177151, 178151, 188151, 207151, 208151, 209151, 210151, 211081, 212081, 225011, 226011, 227011, 228151, 229151, 230151, 232151, 233151, 234051, 234151, 235051.,235151, 236151, 239011, 241151, 279151, 282151, 283151, 317151, 318016, 318151, 321011, 322011, 325151, 326151, 327151, 328151, 333016, 342016, 346016, 349016, 048016, 049016, 050016, 051016, 176031, 177031, 207031, 208031, 227031, 229031, 236031, 237031, 238031, 282081, 316031, 317031, 318031, 319031, 323031, 325031, 326016, 327031, 353016, 355016, 052016, 171031, 173031, 174031, 209031, 230031, 232031, 233031, 234031, 235031, 239031 e 327016.
- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -