Início Site

Brasil teve 230 mortes violentas de pessoa LGBTI+ em 2023

0

Em 2023, morreram de forma violenta no país 230 pessoas LGBTI, mostra dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil. O número equivale a uma morte a cada 38 horas.

Dessas mortes, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas, segundo o levantamento sobre a violência e a violação de direitos LGBTI+.

A sigla diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero.

Entre os mortos, 142, a maioria, é composta por pessoas transsexuais, em especial as mulheres trans e travestis. Foram mortos ainda 59 gays. Do total de vítimas, 80 eram pretas ou pardas, 70 brancas e uma indígena.

O dossiê mostra ainda que, das vítimas, 120 tinham entre 20 e 39 anos de idade. Das mortes, a maioria foi por arma de fogo (70) e em período noturno (69). Dos suicídios, 11 foram de pessoas trans. O maior número de vítimas foi registrado em São Paulo (27), seguido por Ceará e Rio de Janeiro (24 mortes cada).

Ao considerar o número de vítimas por milhão de habitantes, o ranking da violência LGBTIfóbica é liderado por Mato Grosso do Sul, com 3,26 mortes por milhão; Ceará (2,73 mortes por milhão), Alagoas (2,56 mortes por milhão), Rondônia (2,53 mortes por milhão) e Amazonas (2,28 mortes por milhão). Foram contabilizadas mortes em todos os estados.

O observatório desenvolveu uma metodologia própria ao longo dos anos, com a coleta de informações também em veículos de comunicação e redes sociais, levando em consideração a provável subnotificação dos casos às autoridades e a ausência de dados oficiais com esse recorte específico.

“Como dependemos do reconhecimento da identidade de gênero e da orientação sexual das vítimas por parte dos veículos de comunicação que reportam as mortes, é possível que muitos casos de violências praticadas contra pessoas LGBTI+ sejam omitidos”, explica o observatório, em nota.

A organização aponta ainda que muitas cidades não têm veículos de comunicação locais que reportem casos ocorridos, por exemplo, no interior do Brasil.

A pesquisa de 2023 identificou diversos tipos de violência contra pessoas LGBT, como esfaqueamento, apedrejamento, asfixia, esquartejamento, negativas de fornecimento de serviços e tentativas de homicídio. As violências, destaca o dossiê, ocorreram em diferentes ambientes, como o doméstico, as vias públicas, cárcere, local de trabalho, entre outros.

As circunstâncias das mortes são verificadas por meio do cruzamento de informações com registros oficiais dos crimes junto às secretarias de Segurança Pública dos estados, por meio de mecanismos como a Lei de Acesso à Informação.

Ainda que não haja qualquer lei contra a homossexualidade no Brasil e que essa comunidade tenha conseguido avanços na Justiça, como a criminalização da homofobia pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019, o Brasil continua a ser o país com mais mortes violentas de LGBTI+ no mundo, destaca o observatório.

A versão completa do Dossiê de LGBTIfobia Letal pode ser encontrada no portal do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil. Da Agência Brasil.

Leandro Sena chega ao Sousa e já prepara time para enfrentar o Santa Cruz-RN

0

Após o pedido de demissão repentino do técnico Paulo Schardong, o Sousa agiu rapidamente para preencher a posição e anunciou Leandro Sena como seu novo treinador. O profissional, que foi campeão da Série D de 2022 com o América-RN, chegou à cidade na noite dessa terça-feira (14) e já começou a trabalhar.

Ainda na terça-feira, Leandro Sena se reuniu com os jogadores no vestiário após o treino realizado no Estádio Marizão. O primeiro treinamento sob o comando do novo técnico está marcado para esta quarta-feira (15), às 16h, na casa jurássica. O treinador trouxe apenas um auxiliar técnico, enquanto o clube mantém seus preparadores físico e de goleiros.

A estreia de Sena no comando do Sousa será no próximo sábado (18), em jogo válido pela 4ª rodada da Série D 2024. O time enfrentará o Santa Cruz-RN, no Estádio Barrettão, às 15h. A delegação viaja para Natal na quinta-feira (16), após o treino, e realizará uma sessão de treinamento na capital potiguar, em local ainda a ser definido. O retorno para a Cidade Sorriso está previsto para logo após o jogo contra o Tricolor de Natal.

Além de buscar o acesso à Série CLeandro Sena tem o desafio de continuar a campanha histórica do Sousa na Copa do Brasil. O Dinossauro está na 3ª fase da competição pela primeira vez em sua história. Do ge/PB.

 

Eleições 2024: PF e universidade fazem teste em urnas eletrônicas

0

Investigadores da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizam nesta quarta-feira (15) os últimos testes de segurança na urna eletrônica antes das eleições municipais deste ano, que estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

Até a próxima sexta-feira (17), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes farão uma série de testes de confirmação para verificar se falhas encontradas no ano passado foram corrigidas.

O chamado Teste Público de Segurança (TPS) faz parte de cada ciclo eleitoral. Em anos não eleitorais, é aberto um edital para que qualquer interessado se inscreva a fim de examinar os códigos-fonte e realizar ataques com o objetivo de encontrar vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação.

No atual ciclo eleitoral, o TPS foi realizado entre 27 de novembro e 2 de dezembro do ano passado, quando 33 investigadores, incluindo seis investigadoras, executaram 35 planos de ataques contra as urnas, após ter acesso ao código-fonte de todos os sistemas de votação.

Na ocasião, uma comissão avaliadora selecionou cinco inconsistências encontradas que deveriam ser trabalhadas pelo TSE para serem examinadas novamente no teste iniciado agora.

Segundo o relatório do TPS, os ataques realizados no ano passado não conseguiram fragilizar a integridade ou o sigilo do voto, mas encontraram possíveis falhas, por exemplo, na inicialização da urna, com a ocorrência de uma mensagem de erro não prevista.

Outra falha imprevista foi encontrada pela PF no procedimento de carga da urna, quando são inseridas as informações sobre os candidatos e o eleitorado, por exemplo. A equipe formada por um professor e três alunos da UFMS encontrou ainda duas falhas envolvendo o controle e privilégios de acesso de aplicações executadas na urna.

“As nossas equipes técnicas se debruçaram sobre esses achados, melhoraram esses temas e aqui, neste teste de confirmação, apresentamos os dois códigos-fonte, o que tínhamos antes e as melhorias que foram feitas”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente.

O diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, descreveu o TPS como “fundamental para o sistema eleitoral, pois possibilita essa transparência e essa evolução constante”. Cada achado dos investigadores “se transforma em evolução”, completou.

Durante o teste de confirmação, serão executados os firmwares (programas de controle do hardware) e as mídias dos modelos 2022 e 2020 da urna eletrônica.

Serão testados:

Gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica;

Software de carga;

Software de votação;

Sistema de apuração;

Kit JE-connect; entre outros.

Também participam dos testes de confirmação sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Os acadêmicos darão suporte às investigadoras e aos investigadores durante a execução dos planos de reteste”, informou o TSE. Da Agência Brasil.

Inscrições para curso gratuito de auriculoterapia são abertas em JP

0

Estão abertas as inscrições para o curso de auriculoterapia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Podem se inscrever para a capacitação profissionais que atuam em funções assistenciais de nível superior na rede municipal de saúde. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 30 de junho através do link: https://auriculoterapiasus.ufsc.br/.

O curso conta com 250 vagas e uma carga horária total de 80 horas, sendo 75 horas de aulas no formato de educação à distância (EaD) e 5 horas de aulas presenciais com atividades práticas. O início da capacitação está previsto para o dia 5 de julho.

De acordo com Carminha Amorim, gestora da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) da SMS, o objetivo do curso é capacitar os profissionais para utilizar a auriculoterapia como um recurso adicional na prática assistencial, quando necessário. “É recurso terapêutico que trata a saúde física, mental e emocional das pessoas, por meio da estimulação de pontos no pavilhão auricular, buscando o equilíbrio e bem estar”, afirmou.

A prática de auriculoterapia pode ser aplicada em casos de alcoolismo, ansiedade, depressão, cefaleia, constipação, dores crônicas, insônia, lombalgia, náusea e vômitos, obesidade, osteoartrite, rinite, tabagismo e outros. Na rede municipal de saúde, a terapia é oferecida para a população nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser (Bancários) e Canto da Harmonia (Valentina Figueiredo); Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor-Mangabeira), policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs).

 

Advogado que atropelou entregador ao confundir com assaltante é condenado a prisão, na PB

0

O 2º Tribunal do Júri de Campina Grande condenou o advogado Pedro Fernandes a nove anos, nesta terça-feira (14), por tentativa de homicídio de um motoboy de Campina Grande. O julgamento ocorreu pouco mais de um ano após o crime, que foi cometido em 3 de março de 2023.

Durante o julgamento, o tribunal também analisou a acusação de que Pedro Mário teria dirigido sob efeito de álcool na noite do incidente. No entanto, o corpo de jurados absolveu o advogado dessa acusação, alegando falta de provas suficientes para comprovar que ele estava alcoolizado no momento dos fatos.

Relembre o crime

Na noite do crime, Pedro Mário estava em um bar na companhia de amigos. O estabelecimento, situado entre os bairros de José Pinheiro e Catolé, foi alvo de um assalto. Dois homens chegaram ao local e anunciaram o roubo, levando pertences do bar e dos clientes.

Após a fuga dos assaltantes em uma moto, Pedro Mário decidiu segui-los em seu carro pelas ruas de Campina Grande.  Quando ele chegou ao bairro de Catolé, nas proximidades do Parque da Criança, avistou um motoboy e julgou erroneamente que se tratava de um dos ladrões.

O advogado então colocou o carro em velocidade por cima do motoboy, que foi atropelado com violência. O motociclista ficou ferido, mas sobreviveu.

 

 

PSDB da Paraíba investiga ação contra Adriano Galdino, diz Fábio Ramalho

0

O deputado estadual e presidente do PSDB, Fábio Ramalho, garantou nesta quarta-feira (5), que está investigando a origem da ação movida contra o deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O líder dos tucanos na Paraíba afirmou que ficou surpreso ao saber que o PSDB havia encaminhado um ação judicial ao STF contra Adriano Galdino.

Fábio Ramalho revelou que, ao ser informado sobre a ação, entrou em contato com Marcone Perillo, presidente nacional do PSDB, que tinha conhecimento de uma ação no Nordeste. Ambos solicitaram a retirada da ação. Ramalho destacou que tal medida deveria ter sido previamente comunicada ao PSDB estadual, o que não ocorreu.

“Ao receber a notícia, fiquei surpreso até por não ter passado nada para a estadual. Liguei para Marcone Perillo (presidente nacional do PSDB). O que ele sabia é que havia uma ação no Nordeste. Pedimos para que a ação fosse retirada. Sem sombra de dúvida, alguém entrou com a ação. Não teria como entrar com uma ação dessa porque teria que ter comunicado ao PSDB estadual. Isso não aconteceu”, observou Fábio Ramalho.

Fábio Ramalho também manifestou apoio a Galdino, afirmando que votaria nele para a presidência da ALPB no próximo biênio e elogiou sua gestão independente do governo.

“A ação foi patrocinada pelo partido, mas ninguém sabe quem foi. Eu estou falando a verdade do que eu sei. Com certeza foi um erro. Não vou dizer algo que não tenho certeza. Vou buscar as informações com calma, mas de antemão, o mais claro é que o PSDB concorda com os dois biênios de Adriano e, ele continuará presidindo a ALPB”, disse.

 

Abono salarial PIS-Pasep 2024 terá novo pagamento nesta quarta; veja quem vai receber

0

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, será feito nesta quarta-feira (15) para os nascidos em maio e junho, além de todos os trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Esta será a quarta leva do benefício liberada pelo governo federal neste ano. Em fevereiro, o Ministério do Trabalho fez o pagamento para os nascidos no mês de janeiroJá em março, foi a vez dos trabalhadores nascidos em fevereiro. No mês passado, receberam os nascidos em março e abril.

O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.

No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.

O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

Neste ano, o calendário de pagamento foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.

No Rio Grande do Sul, além do pagamento já programado, serão antecipados os créditos dos benefícios para os nascidos de julho a dezembro, devido à situação de calamidade no estado.

O pagamento ocorrerá automaticamente, não sendo necessária manifestação ou solicitação por parte do beneficiário. Para receber, o estabelecimento empregador precisa estar no estado do RS.

Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono neste ano, segundo o Ministério do Trabalho, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.

Calendário de Pagamento Pis-Pasep 2024 (Ano-Base 2022)

NASCIDO EMRECEBE A PARTIR DEPagamento final
Janeiro15/02/202427/12/2024
Fevereiro15/03/202427/12/2024
Março15/04/202427/12/2024
Abril15/04/202427/12/2024
Maio15/05/202427/12/2024
Junho15/05/202427/12/2024
Julho17/06/202427/12/2024
Agosto17/06/202427/12/2024
Setembro15/07/202427/12/2024
Outubro15/07/202427/12/2024
Novembro15/08/202427/12/2024
Dezembro15/08/202427/12/2024

Cícero Lucena tem contas aprovadas no TCE e destaca zelo com o dinheiro público

0

As contas referentes ao exercício de 2021 da Prefeitura de João Pessoa foram aprovadas, na manhã desta quarta-feira (15), pelo plenário do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O exercício analisado foi do ano de 2021, de maior gravidade da pandemia do Covid-19. A aprovação das contas confirma o compromisso do prefeito Cícero Lucena com a legalidade, boa aplicação dos recursos públicos, o controle e a transparência da gestão.

O prefeito Cícero Lucena, mesmo reafirmando que fazer o certo é obrigação, celebrou o resultado como confirmação de que os esforços de toda a equipe em fazer o bem para as pessoas sem ferir qualquer regra de gestão. “Fico muito feliz com esse resultado e parabenizo a todos que estão nesse missão de levar João Pessoa aos melhores níveis de qualidade de vida e desenvolvimento. Estamos trabalhando muito e com o respeito que o povo merece e a legislação nos impõe”, declarou.

O controlador-geral do Município de João Pessoa, Diego Fabrício, recebeu a notícia com serenidade e respeito ao trabalho da gestão. “Recebemos aprovação das contas do prefeito com muita tranquilidade e serenidade. Temos a exata compreensão do trabalho que vem sendo feito na regularidade dos gastos e equilíbrio orçamentário. Tanto que João Pessoa recentemente foi premiada pela Secretaria do Tesouro Nacional com a capacidade de endividamento a mais, o que prova que nós temos um equilíbrio fiscal”, destacou.

O controlador destacou que o resultado da aprovação das contas confirma o compromisso do gestor com a legalidade. “Recebemos a notícia com respeito aos recursos públicos da sociedade pessoense, e com isso, demonstramos à sociedade o muito zelo da gestão. Lembrando que 2021 foi um ano muito difícil de pandemia e de muitas incertezas, tanto orçamentárias, quanto humanitárias. Então, essa aprovação do primeiro ano de gestão, nos tranquiliza e temos certeza que as contas subsequentes também virão ainda mais robustas e dentro do que preceitua o Tribunal e as normas de regência do País”, ressaltou.

Vídeo: Bar do Cuscuz é embargado após despejar esgoto no mar de JP

O Bar do Cuscuz, situado no bairro Cabo Branco, foi autuado e embargado na manhã de quarta-feira (15) em João Pessoa, conforme confirmado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Anteriormente, o Bar do Cuscuz tinha sido multado em R$ 20 mil.

A ação de fechamento temporário do estabelecimento ocorreu após a detecção de novas irregularidades durante a fiscalização da operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema em conjunto com a Cagepa e a Semam.

De acordo com a Sudema, a infração identificada relacionava-se ao despejo indevido de água poluída na rede de drenagem pluvial, que deveria ser encaminhada para o sistema de esgoto gerido pela Cagepa.

Ainda conforme a Sudema, o bar será aberto somente após regularizar a rede de esgotamento sanitário.

De acordo com a Cagepa, o bairro do Cabo Branco é atendido por rede de saneamento básico.

Assista

Mais Fruta: empresa paraibana lança suco com maior porcentagem de fruta do mercado

0

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da saúde e da alimentação natural, o suco Mais Fruta se destaca como uma marca paraibana que leva o sabor autêntico e nutritivo das frutas para a mesa do consumidor. Com 11% de fruta na bebida – o maior percentual do mercado – e 50% menos açúcar, a Mais Fruta é a escolha ideal para quem busca um estilo de vida mais saudável e saboroso. A identidade da marca também está presente em um produto voltado às crianças.

A Mais Fruta não é apenas mais uma marca de bebidas, é um conceito de vida saudável. Feita com frutas frescas e selecionadas da região, a bebida oferece ao consumidor a oportunidade de sentir o verdadeiro sabor em cada gole.

Pensando nas necessidades de cada membro da família, a Mais Fruta oferece uma variedade de opções para todos os gostos. A linha tradicional, com sabores como frutas cítricas, uva e frutas cítricas zero, é perfeita para quem busca um refresco natural e saboroso.

Já a linha Mais Fruta Kids, conta com o sabor de morango, além dos três tradicionais, e é ideal para os pequenos se divertirem enquanto se alimentam de forma saudável.

Com 11% de fruta na bebida e 50% menos açúcar, a Mais Fruta é a escolha ideal para quem busca um estilo de vida mais nutritivo e saboroso. Os sucos Mais Fruta e Mais Fruta Kids já estão disponíveis em supermercados e mercados na Região Metropolitana de João Pessoa.

Para saber mais informações sobre a bebida paraibana que está revolucionando o mercado de forma saudável e nutritiva, através de conteúdos, ativações e promoções, siga no Instagram: @sucomaisfruta.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -