Rede Municipal de Saúde de JP conta com mais de mil médicos para atender a população

0

A rede municipal de saúde de João Pessoa conta, atualmente, com mais de 1,1 mil médicos para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. Esses profissionais prestam assistência à população no Programa Saúde da Família, na atenção especializada, nos hospitais e nos serviços de urgência e emergência.

Para todo atendimento ao usuário do SUS, com exceção das urgências e emergências, a porta de entrada se dá pela atenção básica, com as equipes de Saúde da Família, em que cada uma delas conta com um médico para atender aos moradores de determinada região de cobertura.

Só na atenção básica, a rede conta com 235 médicos, que estão distribuídos nas unidades de saúde da família (USF), unidades básicas de saúde (UBS) e também nos centros de atenção integral à saúde (Cais) para atender aos usuários de áreas descobertas de USF.

“Na atenção básica, o médico realiza assistência integral, incluindo a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento”, disse Gilliard Abrantes, gerente da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.

Nas USF, além da prevenção e promoção à saúde, os profissionais atendem casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral.

Atenção especializada – Na Atenção Especializada, que inclui os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) localizados nos bairros Jaguaribe, Mangabeira e Cristo Redentor, a população conta com diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia e outras. Ao todo, são mais de 120 médicos atendendo nos serviços especializados.

Rede Hospitalar – Já na rede hospitalar e pré-hospitalar, a população da Capital conta com 665 médicos, atendendo no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), Hospital Municipal Santa Isabel, Hospital Municipal Valentina, Instituto Cândida Vargas.

Nos serviços pré-hospitalares são mais de 120 médicos distribuído nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania e Célio Pires de Sá, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]