Moradores de rua vivem espírito natalino em ação promovida pela PMJP

    0

    Um dia de festa, confraternização e vivência do espírito natalino. Assim foi esta segunda-feira (21) para cerca de 120 moradores de rua da Capital, que participaram do evento “Pra mim, também é Natal”, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento ofereceu presentes, oficinas de embelezamento, e foi encerrado com um grande jantar natalino, realizado no novo Restaurante Popular da Lagoa.

    “Esse é um momento muito especial e que simboliza uma gestão que se preocupa com as pessoas e que trabalha para fazer desta uma cidade melhor”, afirmou o prefeito. “Queremos que os moradores de rua se sintam acolhidos e que possam vivenciar o Natal como qualquer outra pessoa. Este é um momento de todos”, complementou.

    Durante todo o dia as atividades aconteceram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde os moradores atendidos puderam participar de oficinas de embelezamento. À noite, o momento era de união em volta da mesa farta. Os moradores de rua atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) se encontraram no Restaurante Popular da Lagoa para uma ceia especial.

    O cardápio tinha arroz à grega, estrogonofe de frango e salada primavera, pratos que foram preparados sob a orientação e supervisão de uma nutricionista e de uma engenheira de alimentos, como informou a Coordenadora de Segurança Alimentar da Sedes, Lúcia Silva. E como em toda boa festa, também não faltou música, animação e presentes. Os beneficiados receberam camisas, tênis, panetones e kits de higiene com escova de dente, creme dental, sabonete, toalha e uma caneca.

    Edmilson Francisco, de 36 anos, foi um dos participantes. Natural da cidade de Guarabira, ele se mudou para João Pessoa com a mãe há 21 anos e acabou ficando nas ruas depois que ela faleceu. “Temos um grupo de umas 15 pessoas. Eles são a minha família”, contou. O Restaurante Popular, onde almoça diariamente, virou também o seu espaço para o Natal. “É uma época muito bonita e é melhor ainda quando a gente pode celebrar de verdade. Meu grupo todo veio para participar da festa e ficamos felizes por estarmos juntos”, complementou Edmilson.

    Seu José Lopes de França, de 70 anos, é natural de Olinda. Ele saiu de casa após desentendimentos com a família e hoje é atendido no Centro Pop. “Lá eu tenho todas as refeições e posso lavar minhas roupas, tomar banho e descansar. Eles cuidam muito bem de nós”, contou. Hoje, ele aproveita para celebrar ao lado dos profissionais e dos colegas. “Somos moradores de rua, mas temos dignidade e nos alegramos em estar aqui juntos”, afirmou.

    Números – Segundo o levantamento da Sedes, João Pessoa tem pouco mais de 120 moradores de rua. O Centro POP atende uma média de 30 a 40 pessoas por dia. Já a casa de acolhimento tem atualmente 35 moradores.  Além destes espaços, atuam no apoio às pessoas em situação de rua os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

    Ruartes – O Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes) é um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da PMJP, sendo responsável pela maioria dos encaminhamentos de moradores em situação de rua às casas de acolhimento de adultos, casas lares de crianças e adolescentes e ao Centro Pop.

    Este serviço tem a finalidade de assegurar o atendimento e as atividades direcionadas para o desenvolvimento da sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida. Para mais informações, o cidadão deve procurar a Sedes, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

    Restaurante Popular – O Restaurante Popular da Lagoa ganhou, neste mês de dezembro, uma nova sede. Ainda localizado no Parque Solon de Lucena, o novo espaço aumentou em mais de 50% a capacidade de atendimento, recebendo até 300 pessoas ao mesmo tempo com mais conforto, higiene, e em um salão que promove a integração dos usuários. Diariamente, o espaço oferece 1.400 refeições pelo preço de R$ 1.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here