Aprenda três maneiras de medir a velocidade de sua conexão de internet

Uma das dúvidas mais comuns dos leitores do UOL Tecnologia é com relação à velocidade da internet que utilizam. Muitos deles gostariam de saber se suas conexões estão lentas e o que poderiam fazer para melhorar isso.

Há na internet diversos sites que analisam a velocidade da transmissão de dados (tanto download como upload) e retornam ao usuário relatórios simplificados a respeito da conexão. O UOL Tecnologia avaliou três deles.

Reprodução
Reprodução

Minha Conexão

Um dos mais simples e diretos avaliados pela reportagem. Basta acessar a URL e esperar que o site retorne os dados. Embora demore um pouco para avaliar a conexão, o Minha Conexão indica velocidades de download e upload e, depois, dá um veredicto (nos testes da reportagem, ele avaliou como “Muito, Muito rápida” um plano de 50 Mbits realizando download em 36 Mbits).
Reprodução
Reprodução

Teste sua Velocidade

Trata-se de um site que oferece duas possibilidades de análise: expressa e completa. Nesta última, o usuário pode informar pormenores de sua conexão (a empresa provedora, a velocidade contratada, a cidade em que está). Embora não ofereça um relatório tão direto quanto os concorrentes, a página conta com um blog que dá dicas gerais de como melhorar a conexão e também explica sobre como funcionam as redes de internet.
Reprodução
Reprodução

Speedtest Copel

Mais simples e com a análise mais rápida de todas as avaliadas, basta um clique no “Iniciar teste” para o Speedtest Copel informar ao usuário, em segundos, a velocidade da internet. Boa parte dos profissionais de TI usa o sistema para monitorar a conexão, o que o torna uma referência no assunto. Em contraponto à sua respeitabilidade, a plataforma oferece um gráfico simplificado e poucos dados em relação à velocidade de conexão. As informações são do Uol.