Engenheiro-fotógrafo mostra uma João Pessoa minimalista nesta quinta

0

Uma cidade de João Pessoa minimalista, viva e carregada de memória. É o que promete nos mostrar a exposição fotográfica Filipéia Minimalista que será aberta nesta quinta-feira (17), às 19h, no Sesc Cabo Branco. São 15 fotografias realizadas por José Herrera, um engenheiro de profissão. Nascido em Salamanca (ES), Herrera estudou desenho e pintura. Mas escolheu se expressar por meio da fotografia desde 1980.

 

Usa uma gramática construtivista na composição esquemática de suas peças o que já levou a curadora baiana Matilde Matos que afirmar ele sabe tirar proveito dos contrastes de seus ambientes fotografados. Ela diz que José Herrera faz fotos de grande efeito, a partir da “pátina de um muro velho ou da textura de uma parede descascada e repintada”.

 

Esse trabalho poderá ser visto pelo pessoense que, como todo ser moderno, vive a tensão e a correria do dia-a-dia. Nossa percepção anda na maioria das vezes sabotada pela nossa pressa, talvez por isso precisamos recorrer a arte e aos artistas, capazes de ver a arte na sombra do tempo, na curva da esquiva ou na mancha histórica da nossa arquitetura.

 

A exposição de José Herrera – um hispano-brasileiro que vive em João Pessoa desde 2013, pode trazer essa renovação de nossa percepção.  Ele já ganhou alguns prêmios em concursos em sua terra natal como  Reflex Foto-Vídeo (1981),  Virgen de La Vega (1983), Concurso Nacional de Fotografia Deportiva Diputación Provincial de Salamanca (1985) e o Concurso de Fotografia El Toro Bravo (1994).

 

No Brasil, já participou da I Bienal Fotobahia; exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM), de Salvador,  e nas Galerias Multiplus e O Cavalete, na mesma cidade.  No ano passado participou da Coletiva Coletivo, evento do JFOTO 15, promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, em Juiz de Fora (MG).

 

Exposição fotográfica Filipéia Minimalista

Abertura:  Quinta-feira (17), de novembro, às 19h, no Sesc Cabo Branco.

Contatos: [email protected] – (83) 999279717 – (83) 999240302

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here