Deputado da PB organiza força-tarefa nacional em defesa da odontologia pública

0

O deputado Ricardo Barbosa (PSB), que integra a diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), organizará uma força-tarefa nacional em apoio à valorização dos profissionais de odontologia do Sistema Único de Saúde. Barbosa, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, se reunirá com outros presidentes de comissões semelhantes de outros estados para organização de uma pauta de discussões.

Ele solicitou formalmente esta semana ao ministro Marcelo Castro, da Saúde, que agendasse audiência com a presidente da Federação Nacional de Odontologia, a paraibana Joana Batista Lopes, para tratar de diversos assuntos de interesse da classe, entre eles a implantação de piso salarial no valor de R$ 12,9 mil para os cirurgiões dentistas do SUS com jornada de 20 horas semanais e a extensão de atendimento de atenção básica no período noturno, fins de semana e feriados, aproveitando a estrutura do Programa Saúde da Família. Entendimento anterior com o ministro foi mnantido pelo deputado durante a última reunião com a bancada dos deputados paraibanos, em que Barbosa esteve presente.

Joana, que também é presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba, solicitou a intermedição do deputado explicando que a odontologia no serviço público necessita de melhorias e pessoal qualificado. Segundo ela, além da melhoria salarial, a reivindicação consiste, ainda, na assistência integral e universal dos princípios do SUS, a fim de garantir o direito a saúde bucal, conforme os Art’s 196 ao 200 da Constituição Federal.

“O SUS não pode fechar o atendimento às 17 horas, quando os trabalhadores sequer encerraram o expediente comercial. Isso significa que o acesso à saúde, garantido na Constituição, não está, na prática, sendo cumprido. Por isso que defendemos um expediente noturno e atendimento, também, nos feriados, sábados e domingos”, disse Joana.

Ela também solicitou ao deputado Ricardo Barbosa audiência pública, já marcada para o dia 7 de abril, para discutir essa mesma pauta e outros assuntos de interesse dos profissionais na Paraíba.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here