Um tumulto foi registrado durante o credenciamento de ambulantes para trabalharem na Festa das Neves, que acontece em agosto, em João pessoa. Durante a confusão, além de truculência dos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, conhecidos como “bombados da Sedurb”, há relatos de ameaças com facas
De acordo com Márcia Medeiros, representante dos ambulantes, o secretário Zennedy Bezerra reduziu as vagas, além de não prestigiar quem vem atuando anualmente na festividade. Isso teria sido o estopim para o início de uma das confusões.
“A gente teve que passar a noite inteira na Secaf, no José Américo, para garantir que os ambulantes pudessem fazer a inscrições para trabalhar na Festa das Neves. O secretário diminuiu totalmente as vagas, e não está usando critérios, de ser mais antigo. Mães passaram a noite inteira com crianças nos braços, teve chuva, teve tiroteio na comunidade vizinha”, explicou Márcia.
Zennedy manda prender
De acordo com informações de ambulantes, Zennedy Bezerra chegou ao local e disse que iria distribuir apenas 200 fichas – o que seria, 200 ambulantes cadastrados para atua na festa. Os comerciantes não compactuaram com a decisão e iniciou-se um bate-boca. Assista:
“Zennedy chegou, disse que ia dar 200 fichas. Alguns ambulantes não acharam certo. [Nomes citados], outros e outros aqui de João Pessoa não vão trabalhar. Ele disse que não podia fazer nada. Começaram a gravar, começaram a pedir respostas, quem estava filmando ele achou ruim e mandou os guardas prenderem. Prendeu [dois nomes citados], aí os ambulantes foram em cima para tirar os amigos da mão deles. Tiraram os meninos de dentro do carro, começou o tumulto, generalizou-se e virou isso aí”, contou um ambulante.
Ainda conforme informações, houve um desprestígio aos ambulantes locais que sempre estão na festividade. Comerciantes de Pernambuco e Rio Grande do Norte vieram para a capital, dormiram na porta da Secaf e “tiraram as vagas” de pessoenses.
Senhora é atacada por segurança
Uma senhora, que se identificou como de Campina Grande, estava acompanhando a filha no momento da inscrição e foi atingida por um segurança com um golpe de cassetete.
Ela teve um corte na região da cabeça, mas foi atendida e passa bem. Veja vídeo: