O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) analisou os recursos impetrados pelos acusados da Operação Xeque-Mate e manteve as prisões do prefeito de Cabedelo Leto Viana, do presidente da Câmara Municipal, Lúcio José, e da vice-presidente do Legislativo, Jacqueline Monteiro França, mulher de Leto. Com a decisão, Victor Hugo permanece como prefeito interino na cidade.

Ao todo, 16 agravos foram analisados pela corte, com a rejeição de 15 deles. Houve ainda a desistência do recurso por parte da servidora da Câmara Municipal de Cabedelo, Leila Viana, que cumpre prisão domiciliar.

A operação foi deflagrada no dia 3 de abril, numa ação realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, em cumprimento aos mandados autorizados pelo desembargador João Benedito da Silva.

Entre os recursos rejeitados estavam os apresentados por toda a cúpula do
Executivo e do Legislativo na cidade. O vice-prefeito, Flávio Oliveira, que foi afastado do cargo, apesar de não ter sido preso, também teve o agravo rejeitado. Todos são do PRP. A decisão ocorre dias após a Câmara Municipal ter decidido pelo afastamento político de Leto.

Os agravos apresentados pelos vereadores Tércio de Figueiredo Dornelas Filho, Rosildo Pereira de Araújo Júnior (Júnior Datele) e Antônio Bezerra do Vale Filho também foram rejeitados. No rol de presos também não foram conhecidos os recursos de Marcos Antônio Silva dos Santos e Adeilson Bezerra Duarte. No grupo dos que foram apenas afastados do cargo, foram rejeitados os agravos de Alexandro Ferreira Barbosa, Alexandre da Silva Soares, Joselito dos Santos Santana, Josué Pessoa de Goes, Belmiro Mamede da Silva Neto e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti Júnior.

Os magistrados seguiram, por unanimidade, o entendimento do relator do processo,
o desembargador João Benedito da Silva. Foi rejeitada ainda uma questão de ordem
suscitada pelo advogado Raoni Lacerda Vita contra o voto do desembargador José
Aurélio da Cruz.

Com informações do Blog do Suetoni