O vereador Humberto Pontes (Avante) esteve presente na manhã desta terça-feira (17) em uma vistoria realizada nos mercados públicos da cidade. A agenda fez parte da ‘Caravana da Oposição, e reuniu outros vereadores de João Pessoa, que visitaram as feiras de Oitizeiro e do bairro do Rangel. “Os mercados estão entregues aos ratos e às baratas”, denunciou Humberto Pontes, após as visitas.

“Iniciamos a Caravana pelo Mercado de Oitizeiro e ficamos chocados com o descaso patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que parece não ter olhos para ver o que acontece naquela localidade, a qual deveria seguir um padrão de limpeza e conservação dos alimentos. O que constatamos foi cachorros lambendo frutas que estavam expostas ao chão para venda, porque não há tabuleiro. Urina de animas pelos corredores do mercado, esgoto a céu aberto, além de falta de estrutura, e freezers totalmente danificados e enferrujados, impróprios para a conservação dos alimentos”, contatou Humberto Pontes.

Ainda segundo o vereador, um dos comerciantes relatou que continua no mercado apenas vendendo melancias, mas os clientes não aparecem mais. Outro feirante chegou afirmar que familiares se afastaram do trabalho por terem adquirido doenças no local.

“Em relação ao Mercado do Rangel não foi diferente. O cenário foi o mesmo: abandono, animais circulando em meio aos produtos e clientes reclamando. Em ambos, o cenário foi de sujeira, que pode gerar um sério problema de saúde pública. Nós vamos cobrar uma solução para isso”, afirmou Humberto Pontes.

Este ano, a Caravana da Oposição já realizou vistorias na barreira do Cabo Branco, que sofre com a erosão ano após ano; nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa; e ainda em outros mercados da cidade. O objetivo é fiscalizar e denunciar a falta de gestão municipal na prestação de serviços à sociedade.