Urologia pediátrica: saiba o que é

Você já sabe o que é a urologia pediátrica? Trata-se de uma das especialidades que os médicos podem seguir após a graduação por meio da residência. Ela lida com cuidados com o sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes.

Tal ramificação da urologia aborda, principalmente, doenças adquiridas, tumores e traumas presentes nos distúrbios urológicos. Para saber mais sobre a área da medicina que estamos falando, continue a leitura!

O que faz o urologista pediátrico?

O urologista pediátrico é o médico responsável por tratar dos problemas que afetam o sistema urinário de recém-nascidos até adolescentes de 18 anos de idade. O especialista é capaz de diagnosticar e realizar acompanhamento em situações emergentes nesses órgãos, por exemplo, anomalias congênitas.

Para identificar doenças, tumores, traumas e anomalias, costuma-se realizar uma avaliação completa e diversos exames. As consultas acontecem com a supervisão dos pais ou responsáveis, por serem pacientes com pouca idade.

Por ser um profissional que atende as crianças, ele sabe a maneira com que se relaciona com esse público. É importante destacar esse ponto, afinal, existem urologistas que trabalham somente com adultos e idosos. 

Além disso, o especialista também realiza cirurgias e, para tanto, deve ter formação prévia em Cirurgia Geral para corrigir malformações urológicas em hospitais em Uberlândia e no restante do país.

Órgão abrangidos

  • rins;
  • glândulas suprarrenais;
  • ureteres;
  • bexiga;
  • uretra;
  • testículos;
  • vulva;
  • vagina;
  • útero;
  • ovários;
  • trompas.

Principais doenças tratadas pelo profissional

Entre as condições que o urologista ou pediatra em Uberlândia pode tratar, podemos citar a extrofia da bexiga, infecções urinárias, hidrocele hipospádia, hidronefrose, refluxo vesicoureteral, hérnia inguinal, estenose da junção pieloureteral, bexiga neurogênica e obstruções no trato urinário. 

Além dessas, qualquer tipo de malformação associada ao sistema excretor também é diretamente trabalhada por este médico. Os casos mais severos de enurese noturna, doença conhecida como “xixi na camada”, são resolvidos através de orientações e informações obtidas junto de um especialista em urologia pediátrica.

Bom, ainda é válido ressaltar que o urologista pediátrico pode tratar de outros problemas, como nódulos, fimose, disfunções miccionais, litíase urinária, enurese e infecção urinária. Como é possível perceber, as enfermidades envolvidas surgem em determinados órgãos. São eles: pênis, testículos, ureteres, rins, glândulas suprarrenais, trompas, bexiga, vagina, vulva, útero, ovários e uretra.

É importante que os pais tenham uma boa comunicação com o médico durante uma consulta de urologia pediátrica, visto que pacientes mais novos ainda não conseguem se comunicar com clareza e informar ao especialista em urologia pediátrica seus incômodos. Com a parceria entre pais e especialistas, o processo fica mais simples e torna-se possível obter diagnóstico preciso e completo, para iniciar o tratamento da criança o mais rápido possível.

Quando procurar o urologista pediátrico?

Bom, não há uma idade e uma frequência exata para levar a criança a uma clínica de urologia em Uberlândia. Porém, é necessário fazer uma consulta com esse profissional caso houver sintomas que requerem atenção, tais como febre, dor ao urinar e sangue presente na urina. 

Os pais podem levar seus filhos com a finalidade prevenir o desenvolvimento das doenças comuns na infância e adolescência ou saber quando agir em certas situações.

Tratamentos

Existe uma vasta gama de tratamentos que podem ser recomendados pelo profissional. Dependendo da situação, são usados os tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos, como a extrofia vesical, ambiguidade genital, criptorquidia, epispádia ou hipospádia, hidrocele e hérnia inguinal, varicocele e por aí vai. 

Muitas vezes é indicado o acompanhamento de outros especialistas, exemplificando, nutricionista em Uberlândia.