UFPB retorna atividades acadêmicas para próxima segunda-feira

Atividades haviam sido paralisadas pelos docentes que aderiram à greve da categoria

Pesquisadores da UFPB estão entre os melhores do mundo, aponta ranking
Entrada da UFPB em João Pessoa - Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  retorna às atividades acadêmicas do calendário letivo 2024.1 para próxima segunda-feira (1°). As atividades haviam sido paralisadas pelos docentes que aderiram à greve da categoria.

A Pró-reitoria de Graduação (PRG), afirmou que recebeu um ofício da Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) informando sobre o final da greve da categoria docente da UFPB e retorno das atividades dos professores que haviam realizado paralisação.

O ofício da PRG informa que as aulas da graduação ministradas pelos docentes que não aderiram à greve prosseguem normalmente, conforme programação dos componentes curriculares para o semestre letivo vigente e plano de aula inserido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Já as aulas da graduação ministradas pelos docentes aderentes ao movimento grevista serão iniciadas em 1º de julho de 2024 (segunda-feira), em face do fim da greve da categoria. A PRG submeterá proposta de reposição das aulas dos componentes curriculares afetados pelo movimento paredista para apreciação do Consepe. A reunião em que os conselheiros debaterão o assunto está prevista para a quinta-feira (4).

O comunicado ressalta, ainda, que a reposição de aula é uma medida administrativa necessária para o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece a obrigatoriedade das instituições de ensino de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas determinados na legislação.