Série C: com volta da torcida, Botafogo-PB recebe o Ituano-SP pela fase final

Partida contra time paulista é válida pela primeira rodada do quadrangular do acesso, e a bola rola às 17h, no Almeidão

Conheça a sequência de jogos do Botafogo-PB na segunda fase da Série C
Botafogo-PB busca o acesso - Foto: Arquivo

Foram 566 dias de intervalo, entre o 4 a 1 sobre o Nacional de Patos, dia 15 de março de 2020, último jogo com público, e hoje, quando o Botafogo-PB encontrará novamente sua torcida, no estádio Almeidão, em João Pessoa. A partida contra o Ituano-SP, pela primeira rodada do quadrangular do acesso, acontece neste sábado (2), às 17h, e marca também um doloroso reencontro para o botafoguense.

Foi em 5 de outubro de 2003, ou há 6725 dias, que o Belo empatou com o rubro-negro paulista em 4 a 4 pela última rodada do quadrangular final da terceira divisão, e precisava apenas vencer para superar o rival e subir de divisão. Entretanto, o empate frustrou os torcedores presentes no Almeidão, e seria o início de uma sequência de sonhos adiados com a Série B, que se repetiram em 2016 e 2018. Agora, o time tem mais uma chance de voltar ao posto que não ocupa desde 1989, na segunda divisão.

Por sua vez, o Galo de Itu, depois do acesso, jogou a Série B até 2007, e nunca mais teve destaque nacional. Ano passado chegou até o quadrangular do acesso, a mesma fase atual, mas foi lanterna de sua chave, com 5 pontos marcados, e agora também tenta consolidar um momento de anscenção.

Os paulistas vem de nove partidas sem saber o que é perder no certame, enquanto o Belo venceu apenas uma vez nas últimas sete rodadas da fase de grupos.

Para a partida desta tarde, em João Pessoa, além do reforço que virá do concreto do Almeidão, o técnico do Botafogo-PB, Gerson Gusmão, terá o tudo que tem de melhor à disposição. As baixas ficam por conta ainda dos atletas que estão há muito tempo no Departamento Médico, caso do meia Esquerdinha e do atacante Bruno Gonçalves, que devem estar disponíveis apenas a partir da quarta rodada. Por sua vez, o meio-campista Juninho volta após cumprir suspensão pelo terceiro amarelo.

Pelo lado do Ituano, a baixa fica justamente por conta do treinador Mazola Júnior, que foi expulso na última rodada da primeira fase por proferir ofensas à um atleta do Botafogo-SP. A força do time vem do atacante Tiago Marques, autor de cinco gols no torneio até o momento. Eduardo Ramos, meia cobiçado várias vezes pelo Botafogo-PB, foi dispensado no meio da semana e não faz mais parte do elenco. O atacante João Victor retorna ao time após cumprir suspensão. Mário Sérgio, lateral-esquerdo ex-Belo, faz parte do elenco do Galo.