Segurança na PB: João anuncia UTI aérea, lança RG digital e cria delegacias

Estado também passará a contar com uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, sediada em João Pessoa, já a de crimes tributários teve expansão estadual

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, nesta quinta-feira (10), a implantação do RG digital e a aquisição de uma UTI aérea – que será utilizada para transferência de pacientes na Paraíba. No anúncio de um pacote de investimentos na área de segurança  também foram divulgados a criação de um batalhão, bem como a implantação de áreas de segurança.

O novo RG será 100% biométrico e unificará 11 documentos em apenas um. CNH, carteira de trabalho, CPF, NIS, Pasep, Pis e tipo sanguíneo são alguns dos itens que serão unificados.

O governador também anunciou a criação do criação do Batalhão de apoio turístico, além da ampliação física e tecnológica do CIOP. João assinou a criação da 4ª região de Segurança Pública, sediada em Guarabira, no Brejo paraibano, a qual vai atender cerca de 56 municípios. Além disso, foram criadas ainda Área Integrada de Segurança Pública em Juazeirinho e Sapé.

Já com relação a UTI aérea, ela será operada pelo Corpo de Bombeiros e vai atuar na transferência de pacientes em todo o país, seguindo a regulação feita pela Secretaria de Saúde.

Delegacias especializadas

A Paraíba também passará a contar com uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, que terá sede em João Pessoa. Nela, serão investigados casos de pedofilia, golpes e crimes contra a honra, por exemplo. Conforme dados da Secretaria e Segurança o número de golpes aplicados pela internet cresceu 86% durante a pandemia.

Com relação as atualizações sobre a delegacia de crimes contra a ordem tributária ela teve sua atuação ampliada, passando a atender em nível estadual.