Secretário do Recife denuncia ter sofrido racismo durante evento da FNP em JP

No Instagram, o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, publicou um relato em que denuncia ter sido vítima de racismo durante evento da Frente Nacional de Prefeitos, em João Pessoa.

O que aconteceu

O secretário disse que recebeu seu crachá errado duas vezes. Na primeira vez, ele foi identificado como “empresário” de Jabotão dos Guararapes; na segunda, ele foi identificado como “subsecretário de Jaboatão dos Guararapes”.

Santos reafirmou que, na verdade, ocupa o cargo de secretário de Governo de Recife. Depois disso, a pessoa responsável pelo cadastramento buscou orientação sobre o que fazer, e a recepcionista questionou se o secretário seria segurança do evento. “Com bastante indignação, perguntei a ela o que a faria crer que eu seria segurança”, afirmou o secretário do governo na rede social.

O secretário disse ainda que não vê problema em ser confundido com um segurança. A questão, afirmou, é “o fato de as pessoas não acreditarem na possibilidade de um negro estar em algum lugar ou condição que elas (as pessoas) acham que é possível”.

João Campos prestou solidariedade

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nas redes sociais nota em solidariedade ao secretário. “Gestos assim são inaceitáveis e não representam a trajetória da instituição. Qualquer reflexão sobre o futuro das cidades passa pelo enfrentamento a todas as formas de preconceito. Racismo é crime”, escreveu o prefeito.

Frente Nacional de Prefeitos se desculpa

O perfil da FNP publicou um pedido de desculpas direcionado ao secretário no comentário do post do prefeito João Campos. A Frente afirma que a empresa de recepcionistas contratadas para o evento foi dispensada e se compromete a rever os procedimentos para contratação de prestadores de serviços.

Do Uol