O governador Ricardo Coutinho visitou, na manhã desta quarta-feira (29), as obras de construção do teatro do Centro de Convenções, em João Pessoa, um dos maiores e mais moderno do Brasil, que deverá ser inaugurado ainda este ano. As obras estão em fase final de acabamento e dentro do cronograma previsto. O secretário da Infraestrutura, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, acompanhou a visita.
Para o governador Ricardo Coutinho, esta obra causará impacto na economia e no turismo da Paraíba. “É a realização de um sonho que vai gerar cada vez mais emprego, desenvolvimento e ampliação do setor de serviços. Trata-se de um empreendimento ousado para o presente e para o futuro”, comentou. Quando concluído, o teatro terá capacidade para receber três mil pessoas em espetáculos nacionais e internacionais.
Ainda segundo o governador, o Centro de Convenções se firma como o grande instrumento dessa guinada de profissionalização e de expansão da atividade da indústria turística. “Creio que João Pessoa será o grande destino nos próximos 10 ou 15 anos. Desde já, vocês percebem a cidade com outro ritmo, influenciando o turismo para outros recantos como o Vale dos Dinossauros, em Sousa, e Campina Grande, além de potencializar todo o litoral paraibano”, disse, observando que os investimentos atingem R$ 243 milhões, dos quais R$ 149 milhões oriundos do Tesouro do Estado, o que corresponde a 64% do valor da obra. O restante é oriundo do Governo federal, por meio do Ministério do Turismo.
O secretário João Azevedo informou que as obras do Centro de Convenções se iniciaram pelo bloco de exposições com mais de 18 mil metros quadrados e que já sediou grandes eventos, a exemplo da Copa Mundial de Robótica. Em seguida foi construído o bloco de congressos, que permite a realização de eventos simultâneos em diversas salas. Depois, foi feita a torre, onde foi instalado o restaurante e o mirante. E agora, na etapa final, as obras do teatro.
Segundo a superintendente da Suplan, Simone Cristina Coelho Guimarães, em sua visita o governador Ricardo Coutinho pode constatar que as obras da etapa final do Teatro do Centro de Convenções estão dentro do organograma, em fase de acabamento final, faltando apenas a colocação de carpetes, poltronas, bambolinas e cortinas. Simone informou também que todo o maquinário cênico já foi concluído, inclusive o elevador do palco, onde, por exemplo, uma orquestra vai poder subir e descer do palco durante as apresentações. Ela enfatizou que só no teto foram colocadas mais de 100 toneladas de aço.