Ricardo Coutinho quer propor recomposição do Fundeb e do Salário Educação no Senado

O ex-governador e candidato ao Senado Federal, Ricardo Coutinho (PT-PB), propôs um novo debate sobre a recomposição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Salário Educação. A proposta foi apresentada em uma conversa com o CoffeeCast nesta terça-feira (23).

O candidato também ressaltou a importância de reforçar o Ensino Integral e Técnico para recuperar as perdas que a educação sofreu nos últimos anos.

“O ensino integral não é só duplicando a carga horária de português, matemática, história e geografia. É um ensino integral que acrescente o que chamo de matérias transversais que dê ao estudante, aquilo que eu puder fazer aqui na Paraíba, que é uma coisa chamada de projeto de vida”, disse ele.

Ricardo também falou em trabalhar para recuperar os cientistas e pesquisadores brasileiros que foram forçados a sair do Brasil por falta de recursos e incentivos nos últimos anos.

“A inteligência brasileira teve que sair do Brasil, então um trabalho nos próximos anos vai ser de recuperar esses cérebros para pensar o país, para pensar a ciência, para resgatar a ciência. E eu acho que posso contribuir com isso”, afirma.

Já sobre a saúde, Ricardo ressaltou que o SUS é o melhor do mundo, no ponto de vista de estrutura, mas disse que o sistema precisa de recomposição orçamentária.

“É redefinição daquilo que aquele sistema precisa ser para que a gente o torne menos custoso, ou seja, investindo em prevenção e atenção primária à saúde. E ao mesmo tempo, que a gente olhe para a alta especialidade. O SUS é o melhor do ponto de vista de estrutura no mundo. Temos que investir nisso, ter a capacidade de recuperar”, sinaliza.