Retrospectiva: durante os 30 dias de festa cerca de 400 atrações passaram pelo Parque do Povo

Com um gosto de “quero mais”, o Maior São do Mundo 2018 chega ao seu final cumprindo a missão de manter a tradição do evento e entreter milhares de turistas que convergiram para Campina Grande nesses 30 dias de festa.

Pelo Quartel General do Forró desfilaram cerca de 400 atrações, enquanto os trios de forró fizeram mais de 300 apresentações divididos entre Palco Principal, Palco Ton Oliveira e as Palhoças Zé Lagoa e Seu Vavá, com seus ritmos, exaltando a tradição e o regionalismo da festa.

Quem procurou o Parque do Povo pode assistir, no Palco Principal, a performance de artistas como Flávio José, Mano Walter, Solange Almeida, Saia Rodada, Aviões do Forró, Vicente Nery, Walkirya Santos, Fagner, Luan Santana, Elba Ramalho, Gustavo Lima, Sirano e Sirino, Wesley Safadão, dentre outros
.
Já no palco Ton Oliveira e Palhoças o mix de apresentações caprichou no que é de mais autêntico no forró, como Forró Bom da Gota, Trio Aconchego, Biliu de Campina, Forró Lamparina, Capilé, Forró Exclusivo, Jeito Nordestino, Trio Aventureiro do Forró, entre muitos outros que se revezaram durante os 30 dias de festejos.

Além do “Parque do Povo” ferver em forró durante os 30 dias, a energia contagiante do Maior São João do Mundo alastrou-se para os distritos e clubes, que com programações próprias, sustentaram o espírito junino que caracteriza Campina Grande nesta época.
Agora é esperar o Maior São João do Mundo 2019.

Cantores como Dorvigal Dantas…

Marcia Felipe…

Gustavo Lima…


Elba Ramalho, dentre outros abrilhantaram o Maior São João do Mundo 2018 no Parque do Povo

Maior São João do Mundo 2018 registo recorde de  público

Não obstante algumas tentativas de desqualificar a festa, como parte de manobras aéticas de alguns, próprias de anos políticos, o Maior São João do Mundo provou, com números, que é um evento em plena pujança e de prestigio junto à população e ao roteiro turístico de um modo geral.

Por algumas   noites durante o Maior São João do Mundo 2018, o Parque do Povo, “Quartel General do Forró”, teve fechar seus portões que evitar um público excessivo à capacidade da área, em uma ação preventiva tomada pelo dispositivo de segurança que foi um dos pontos altos da infraestrutura da festa.

Em linhas gerais, ao longo do evento registrou-se um público dentro da média do esperado, com picos excessivos em alguns dias, de acordo com as atrações.

Na noite da última quinta-feira, 05, por exemplo, na metade da apresentação da segunda atração da noite – Devinho Novaes – os portões tiveram que ser fechados. Já não cabia mais ninguém, embora houvesse filas em volta do Parque do Povo procurando assistir ao show de encerramento, da cantora Márcia Felipe.

Neste dia, logo na primeira atração da noite, com o cantor Fabricio Rodrigues, o Parque do Povo já estava completamente lotado em toda sua extensão, no que tange à área voltada ao palco Principal.

Em algumas noite os portões do Parque do Povo foram fechados por medida de segurança. Não cabia mais ninguém!

Shows religiosos atraíram multidão ao Parque do Povo e

marcaram encontro de gerações de artistas e grupos musicais

 

O Quartel General do Forró, denominação dada ao Parque do Povo em função das horas do forró tocadas ao longo dos 31 dias do Maior São João do Mundo, também tradicionalmente tem cedido espaço às apresentações de artistas católicos e do gênero gospel. As apresentações, realizadas às segundas ou quartas-feiras, costumam atrair milhares de pessoas, de idades variadas e muitas vindas em caravanas de outras cidades da Paraíba e até de outros estados.

A proposta de manter atrações religiosas agradou ao público que, todos os anos, aguarda com ansiedade a divulgação da programação festiva que reúne as atrações do forró, mas também reserva espaço às canções e artistas religiosos.

E neste ano as primeiras atrações religiosas se apresentaram no dia 11 de junho. Foram a banda Forró Celestial e a cantora Deborah Almeida. Com um show de fé e muita devoção, as atrações levaram milhares de pessoas ao Parque do Povo. Wagner Lima e Banda, do projeto Vinde a Mim, deu início aos shows no palco principal do Parque do Povo. Em seguida foi realizado o show da banda Forró Celestial e, no encerramento a cantora gospel Débora Almeida apresentou músicas autorais do seu repertório. Ela animou o público composto por fãs e público que aprecia o repertório.

O Parque do Povo recebeu uma multidão para assistir ao show do Padre Nilson Nunes (foto), pároco do Santuário Mãe Rainha no bairro do Bessa, em João Pessoa. Ele criou a Missa da Luz, que costuma reunir todas as semanas milhares de fiéis. Padre Nilson levou para o Maior São João do Mundo seu show religioso, dentro do projeto “Luz do Meu Viver”.

E no dia 25 de junho o palco principal do Parque do Povo foi tomado pelos que apreciam a música Gospel. A apresentação do grupo Atos 2 Movement, com participação da cantora Deborah Almeida, novamente atraiu grande público. O movimento busca, por meio da palavra de Deus, promover a transformação social e uma aproximação com Cristo, independente de religião.

E para encerrar os shows religiosos do Maior São João do Mundo 2018, mais quatro importantes nomes da música católica lotaram o Parque do Povo na quarta-feira da semana passada, 04 de julho. Camila Holanda, Thiago Brado e Eliana Ribeiro apresentaram shows memoráveis e que emocionaram um público muito diversificado, composto por adultos, jovens, crianças e idosos. Camila Holanda abriu a programação no Palco Principal e cantou músicas católicas, muitas delas com o ritmo tradicional desse período do ano: o forró. O show também ainda a participação do radialista Elson Júnior, que apresenta um programa de rádio com mensagens de fé.

Em seguida subiu ao palco o cantor paranaense, Thiago Brado, que emocionou um público fiel que já estava há horas no Parque do Povo.  Ele foi uma das maiores atrações da noite religiosa e misturou suas canções, que encantam milhões de católicos em todo o país, com o som da sanfona e o forró. Depois foi a vez da cantora católica Eliana Ribeiro embalar milhares de católicos no Parque do Povo.


Camila Holanda…

..e Thiago Brado forma opções religiosas no Parque do Povo
Segurança marcou realização do Maior São João do Mundo 2018

Grande aparato garantiu ordem e tranquilidade no Parque do Povo durante 31 dias de festa

Os milhares de forrozeiros de Campina Grande e das mais distantes regiões do Brasil que prestigiaram o Maior São João do Mundo, edição 2018, tiveram à sua disposição um dos maiores aparatos de segurança da história dos 35 anos do evento. Isto aconteceu porque a meta da organização do evento foi proporcionar o máximo de tranquilidade para quem soube aproveitar cada minuto da maior festa popular do interior brasileiro.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com a empresa Aliança Comunicação e Cultura, além da Polícia Militar da Paraíba, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança, trabalharam intensamente para garantir a tranquilidade dos forrozeiros que participaram da programação do Parque do Povo durante os festejos juninos. Estas ações tiveram o acompanhamento do Ministério Público.

O aparato de segurança contou com um sistema de monitoramento de 120 câmeras instaladas em todo o Parque do Povo e áreas adjacentes. Os equipamentos estiveram interligados à Central de Monitoramento, que disponibilizou imagens às polícias Civil e Militar, todas arquivadas em computador. Detectores de metais também foram utilizados nos portões de acesso ao QG do Forró.

De acordo com a organização, 90 homens da empresa Alerta reforçaram este esquema de segurança, atuando, por exemplo, nos oito portões do Parque do Povo. Foram utilizados 60 detectores de metais.

Por sua vez, o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristóvão Lucas, avaliou positivamente o aparato de segurança do Maior São João do Mundo. Segundo ele, o efetivo para os dias de maior movimentação foi de 500 homens. Já na parte externa do Parque do Povo, a Polícia Militar contou com 30 viaturas, 16 motocicletas, além do policiamento a cavalo, com seis conjuntos (seis homens e seis cavalos).

Segundo Lucas, ações preventivas aconteceram nas vias que dão acesso ao Parque do Povo, com revistas, e policiais à paisana para situações que precisavam de intervenção. Ele assegurou que a PM esteve sempre atenta para proporcionar o máximo de segurança ao evento, protegendo os que prestigiaram o Maior São João do Mundo de forma ordeira e pacífica.




Segurança que já começava com a rigidez do controle de entrada do Parque do Povo
Um acidente, um gigante na adversidade e toda rede de solidariedade a Campina


Após o acidente, Romero varou a madrugada conversando com os barraqueiros buscando melhor alternativa para ajudá-los

Diz-se, secularmente, que se conhece um gigante na adversidade e o prefeito Romero Rodrigues se enquadra nessa máxima, a   julgar pela forma como enfrentou o acidente ocorrido no Parque do Povo no sábado, dia 30, em pleno auge do Maior São João do Mundo.

Naquele fatídico dia, um pequeno incêndio em uma barraca estendeu-se para cerca de 20, provocando profundos danos materiais e  ferimentos em duas pessoas.

Tão logo tomou conhecimento do sinistro, Romero avaliou a situação com a estrutura de segurança do evento, incluindo o Corpo de Bombeiros, suspendeu toda programação do dia e adentrou a madrugada dialogando com os barraqueiros prejudicados em busca de soluções.

Sua luta comoveu os campinenses nas redes sociais e lideranças nacionais, de   quem recebeu solidariedade. Antes de buscar culpados, Romero determinou a recuperação imediata do local e assegurou indenizações aos barraqueiros prejudicados, o que acabou ocorrendo em seguida. Os que apresentaram a documentação foram ressarcidos financeiramente dos prejuizos do incendio.

Com soluções eficazes e rápidas, inclsuive com repação dos danos aos barraqueiros, nada é capaz de empanar o brilho do evento e no domingo, dia primeiro, o Parque do Povo voltou à normalidade, lotando em todas suas dimensões com o exuberante show de Gustavo Lima.

Superado os percalços, o Maior São João do Mundo prosseguiu até este domingo, 08, fechando com brilho, todo o calendário estipulado para o evento pelo prefeito Romero Rodrigues, reeditando uma de suas melhores edições.


Prefeito garantiu e cumpria a promessa com os barraqueiros que tiveram os prejuizos ressarcidos

Solidariedade nacional ao São João de Campina Grande
Enquanto uns gatos pingados tentaram colher dividendos políticos do acidente no São João, o evento e o próprio prefeito receberam solidariedade nacional de importantes figuras. O presidenciável Jair Bolsonaro, que dias antes tinha visitado o Parque do Povo, foi um deles, destacando o espírito público de Romero:

“Tragédias acontecem, mas elas passam quando se tem um povo trabalhador e um prefeito de atitude, que arregaçou as mangas e buscou rapidamente soluções. A festa continua. Somos todos Campina Grande. Somos O Maior São João do Mundo. Somos Paraíba!” -, exultou Bolsonaro.

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin foi outro a se solidarizar com Campina Grande. Depois de lembrar que esteve no Parque do Povo e ficou admirado com a festa, um exemplo de preservação cultural. “uma maravilha”, Alckmin destacou a ação de Romero:

O prefeito Romero Rodrigues agiu rápido. Foi muito eficiente, procurando restabelecer todo o trabalho. Toda nossa fraternidade aos campinenses. A essa bela Campina Grande, concluiu.

Pelas redes sociais, o senador Cássio Cunha Lima também se solidarizou, destacado a ação rápida do prefeito. Outros políticos igualmente se solidarizaram com Campina Grande, como Luciano e Lucélio Cartaxo, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcus Vinicius, deputado federal Pedro Cunha Lima, bem com cantores que já se apresentaram no Parque do Povo, sempre um local de alegria e de extrema segurança ao longo de sua existência.

 
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi um dos que se solidarizaram com Campina Grande