Na manhã desta quarta-feira (31), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em entrevista coletiva pelo Canal Gov que os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgados no início desta tarde.
— A equipe de TI solicitou algumas horas para solucionar os problemas, a previsão de divulgação é no início da tarde. Nós fizemos um esforço para antecipar o Sisu e o Enem, em comparação com o ano passado, mas agora à tarde a expectativa é que possa ser divulgado o resultado do Sisu aos nossos jovens que serão futuros universitários — disse o ministro.
A publicação havia sido prometida para terça-feira (30). Por volta das 20h15min, o Ministério da Educação (MEC) informou que a divulgação dos resultados foi adiada para a quarta-feira. Em nota, a pasta alegou problemas técnicos nos protocolos de homologação.
Os selecionados na chamada regular do Sisu deverão realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos a partir desta quinta-feira (1º) até 7 de fevereiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse até 7 de fevereiro em participar da lista de espera pelo Portal Único.
De 2017 a 2022, a taxa de participação no Sisu variou de 53,6% a 56,7% dos candidatos aptos para as duas edições anuais do programa. Em 2023, esse percentual foi de 56%. Já em 2024, quando o programa passou a ter etapa única de inscrição, o percentual subiu para 57,6%.
Do GZH