Raoni Mendes vê “oportunismo” no apoio de última hora da PMJP ao IGF

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), há algumas semanas, rompeu com o acordo feito no que dizia respeito ao apoio ao Fórum de Governança da Internet (IGF), evento iniciado nesta segunda-feira (09) no Centro de Convenções de João Pessoa. No entanto, Luciano esteve ontem presente com representantes da  ONU para decidir os detalhes finais do Fórum.

Em entrevista ao Paraíba Já, o vereador Raoni Mendes (PTB) reprovou a conduta de João Pessoa. “Uma prática lamentável. Acho que o apoio ao evento se dá no pré-evento. Uma prática que se torna cada vez mais oportunista, ele demonstrou isso na escolha partidária e demonstra isso nessa prática infeliz”, destacou o parlamentar.

“Isso é muito nocivo pra política, porque nosso município fica sem credibilidade. Como vou me reunir com representantes da ONU no qual eu me comprometi a apoiar e retiro esse apoio? Temos que condenar essa prática”, acrescentou Raoni Mendes.

Em declarações à imprensa, Luciano Cartaxo ressaltou a importância do papel da Prefeitura em um evento de tão grande porte e afirmou que o apoio concedido pela PMJP tem sido de “extrema importância para o bom funcionamento da ocasião em questão”.

Saiba mais
O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e é realizado anualmente em vários países. Esta é a primeira vez que a região Nordeste recebe o evento. A primeira vez que o Brasil sediou o IGF foi em 2007, na cidade do Rio de Janeiro e o último evento aconteceu na Turquia.

A edição 2015 do IGF tem como tema “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável”. Até a sexta-feira (13), o IGF vai realizar várias atividades com oito temáticas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet e Questões emergentes.