O diretório municipal Partido dos Trabalhadores (PT) em Bayeux-PB definiu nesta quarta-feira (10), o nome da estudante Itamara Silva (Marinha) como nova presidenta da sigla. O cargo era ocupado pelo professor Josivaldo Farias, que foi indicado por unanimidade para conduzir uma candidatura própria do Partido para a disputa das eleições municipais deste ano.
Localizado na grande João Pessoa, o município tem enfrentado sucessivos problemas na administração pública, que vão desde a falta de diálogo com a sociedade, passando por projetos familiares de poder e chegando aos mais recentes escândalos de corrupção, que projetam uma imagem negativa de Bayeux no cenário nacional.
Para Itamara, o compromisso em defender a população foi fundamental para motivar a decisão de se colocar para ocupar o cargo de liderança da sigla no munícipio. Marinha destaca que o lançamento da candidatura própria do PT na cidade fortalece a luta contra os avanços do fascismo, que têm tomado força em todo o Brasil.
“Diante do que nossa cidade vem enfrentando e de toda a luta contra o fascismo, somada a uma proposta de renovação que estamos lançando e instalando na política no município nos fez optar por lançar essa candidatura própria; é realmente assumir esse protagonismo em Bayeux e lutar por nosso povo”, defendeu a nova presidenta.
Para Josivaldo Farias, o objetivo da candidatura é devolver a seriedade para a gestão municipal e trazer a sociedade para debater a cidade. Segundo ele, a administração precisa priorizar o cidadão e cidadã humildes que mais precisam de serviços públicos eficientes.
“Estamos colocando o nosso nome à disposição para fazer um grande debate na cidade sobre os grandes problemas que historicamente atingem a cidade, vivemos numa cidade abandonada pelos últimos gestores que passaram pela prefeitura; nosso município só é notícia na imprensa quando têm denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos e isso precisa acabar”, disse. “É preciso tratar o poder público com a seriedade que a responsabilidade do cargo exige; estamos preparados para isso”, defendeu Josivaldo.
União por Bayeux
Apesar da definição da candidatura própria, o Partido ainda decidiu que vai continuar com os diálogos próximo a outras siglas do campo democrático e popular, como exemplo: PC do B, PSOL, PDT, entre outras forças políticas. O objetivo é criar construir alianças para as eleições de 2020.