Professor paraibano é nomeado por Renan novo secretário de Educação de Alagoas

Doutor em Administração, Fábio Guedes Gomes vinha presidindo a Fundação de Pesquisa do Estado

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), confirmou, nesta quarta-feira (30), o nome do professor paraibano Fábio Guedes Gomes como novo secretário de Educação do Estado.

A mudança no comando da Secretária de Educação de Alagoas (Seduc) foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (29) e ocorre após a polêmica candidatura do vice-governador do Estado, Luciano Barbosa, à Prefeitura de Arapiraca.

Barbosa ocupou o comando da pasta desde o início do governo Renan Filho, em 2015, e foi substituído por Laura Santos, em abril de 2018, que agora foi exonerada.

Em agosto deste ano, Laura Santos foi acusada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação de Alagoas (Sinteal) de responsabilizar os professores pela dificuldade de frequência dos alunos nas atividades online, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ela também foi criticada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelas declarações, e chegou a ser convocada para esclarecer o fato na Casa.

Quem é Fábio Guedes

O novo secretário de Educação, Fábio Guedes, tem certa proximidade com o governador Renan Filho, assim como comandantes de outras pastas.

Guedes presidia a Fundação de Pesquisa de Alagoas (Fapeal) desde 2015. Ele é graduado em Ciências Econômicas, e tem mestrado em Economia Regional, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Fábio Guedes também é doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia, com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas.

Foi tutor do Programa de Educação Tutorial em Economia da Universidade Federal de Alagoas, de 2009 a 20015, e possui experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração e Políticas Públicas.

Fábio Guedes também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), desde março de 2020. Com informações do site Cada Minuto.