Governo da PB realiza Campanha Outubro Rosa a partir desta quinta-feira

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a programação será diferente, voltada exclusivamente para a realização de consultas e exames de forma regulada

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), inicia nesta quinta-feira (1º) a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a programação será diferente, voltada exclusivamente para a realização de consultas e exames de forma regulada e com horário de atendimento estendido.

Com o tema “Não se distraia, fique em dia com você”, a Campanha Outubro Rosa representa um movimento mundial de alerta às mulheres para o cuidado com a saúde mamária. Para este ano, o CEDC preparou uma programação voltada para a oferta de vários procedimentos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e para o atendimento das demandas reprimidas, considerando que nos meses mais críticos houve uma queda na procura pelo serviço.

A diretora geral do CEDC, Roseane Machado, explica que no mês de outubro a unidade funcionará até as 19h e que os exames serão regulados pela Central de Regulação Estadual. Para esta ação serão ofertadas consultas com mastologistas, realização de mamografias e de procedimentos intervencionistas guiados por ultrassonografia, como a Punção Aspirativa pela Agulha Grossa (PAAG), além das biópsias mamárias.

“Por conta da pandemia, não atenderemos as demandas espontâneas como fazíamos nos anos anteriores. Conversamos com as Gerências Regionais de Saúde, orientamos que os municípios fizessem uma triagem e marcassem os exames dessas mulheres pelo Sisreg, que é o sistema de regulação. A ideia é viabilizar o acesso para todas as pessoas, por isso não precisa de precipitação”, pontua.