Procuradora diz que cerca de 1,4 mil doses contra a Covid serão descartadas em Lucena

No município, foram identificadas 49 crianças que tomaram vacinas de adultos contra a Covid-19, e cerca de 200 pessoas que receberam o imunizante fora do prazo de validade

A procuradora Janaína Andrade, do Ministério Público Federal (MPF) revelou, em entrevista nesta terça-feira (18), que cerca de 1,4 mil doses contra a Covid-19 serão descartadas no município de Lucena por estarem fora da validade.

Após reunião com a Secretaria de Saúde do Estado e o município, a procuradora afirmou que foram identificadas 49 crianças na cidade que tomaram vacinas de adultos contra a Covid-19, sendo 13 com doses na validade e 36 fora da validade.

Além disso, cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos, também receberam o imunizante fora do prazo de validade.

“A vacina da Pfizer tem um condicionamento diferenciado, e essa vacina, hoje, pelas normas dos órgãos sanitários, tem que ficar em uma temperatura de 2 a 8 graus Celsius até 30 dias e passou o prazo”, explicou.

Janaína Andrade destacou a apuração para responsabilização dos agentes envolvidos no aspecto cível. Já no penal, como envolve agentes públicos, pode haver foro privilegiado, e por isso, será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) para avaliação.