O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, reconheceu nesta quarta-feira (02), em Lisboa, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para crescer dentro do cenário turístico mundial, apesar de suas imensas potencialidades.
A afirmação foi feita durante paslestra no VIII Fórum do Turismo Portugal – América Latina, enquanto Lummertz debatia com ministros e embaixadores dos países da América Latina estratégias de venda do turismo de cada um dos países para compradores europeus.
“Precisamos internacionalizar nossas cadeias produtivas e ampliar o fluxo turístico. O Brasil evoluiu muito no setor, acelerado pelos grandes eventos, mas ainda nos esforçamos para apontar o turismo como uma solução para ganhar competitividade e impulsionar a economia nacional”, destacou Lummertz. O evento, organizado pelo IPDAL (Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina), marca a abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras internacionais do setor.
Na oportunidade, o presidente da Embratur aproveitou para convidar os presentes para participarem da Olimpíada e Paraolimpíada no Rio de Janeiro, em agosto e setembro deste ano: “O Rio de Janeiro será a porta de entrada para uma nação que tem muito a oferecer em termos de belezas naturais, esportes, gastronomia e cultura.”
O Instituto participa pelo 14º ano seguido com um estande do Brasil na BTL – a maior do segmento em Portugal. Com um espaço de 312m², o Instituto apresentará destinos, produtos e serviços que tornam o País uma das nações mais relevantes para o turismo mundial. A estratégia é ampliar o conhecimento sobre a diversidade da oferta turística brasileira e promover o Brasil como sede da Rio 2016.
A Feira
A 28ª edição da BTL é realizada no Parque das Nações, em Lisboa, e contará com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias do evento são dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias abre suas portas ao público em geral. Segundo a organização, a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades.