Prefeitura de Cabedelo entrega parques infantis nas creches e escolas municipais

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal de Cabedelo iniciou a entrega, nesta quarta-feira (11), de parques infantis nas Creches Municipais e Escolas com turmas de pré-escola que fazem parte da Educação Infantil.

Os equipamentos, em madeira de Eucalipto, vão atender, no total, 20 unidades escolares, beneficiando cerca de 1.200 crianças que são acompanhadas em tempo integral, e um investimento de aproximadamente R$ 250 mil.

O investimento atende uma das metas do Selo Unicef e fortalece o que é preconizado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que confere às crianças os direitos à conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O kit do parquinho é composto por gangorras, escorregadores, balanços, casinha elevada, dentre outros. A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil vai além do lúdico. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas.

A solenidade que marcou a entrega dos parques aconteceu na creche Alexia Luana, localizada no bairro de Jardim Brasília. O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, compareceu ao evento e destacou a importância do investimento na educação infantil.

“Que alegria ver o progresso na Educação de Cabedelo! Sentimos muita gratidão por essas crianças e por vê-las fardadas, com alimentação de qualidade e sendo acompanhadas por profissionais qualificados. A instalação desses equipamentos é uma conquista simples, mas que proporciona bem estar e consequentemente um melhor aprendizado no ensino infantil. Nossa gestão vai continuar fazendo esse tipo de investimento e também proporcionando a modernização dos equipamentos utilizados em todas as unidades escolares. Pois temos o compromisso de manter as crianças e adolescentes na escola e contribuir com a formação dos cidadãos cabedelenses”, destacou Vitor.

Os parquinhos foram instalados em 11 escolas que possuem turmas com Pré-Escola e 09 creches. As unidades contempladas são: as Escolas Municipais Altimar de Alencar Pimentel, Adjuto Carlos de Morais, Antônio Viana, João Roberto Borges de Souza, Edésio Rezende Pereira, Damásio França de Macedo, Maria das Graças Carlos Rezende, Maria José Veríssimo de Andrade, Vereador Pedro Américo, Hildebrando da Silva e Centro Integrado Imaculada Conceição; e as creches Ádamo Klinger, Josefa de Medeiros Régis, Pequena Princesa, Santa Bárbara, Tarik Anthony Maia Azevedo, Pequeno Príncipe, Santa Catarina, Centro Integrado de Educação Infantil, além da Alexia Luana.

“Ao brincar, a criança não desenvolve apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais. Quando essa brincadeira acontece na área externa e, especificamente, em um parquinho infantil, a ação do brincar torna-se mais impulsionadora, pois a criança terá inúmeras possibilidades de conhecer suas potencialidades diante dos desafios que esse brinquedo proporciona, além de ter um contato direto e exploratório do ambiente fora da sala de aula.  A hora do parquinho é o momento mais querido e esperado por todas as crianças e por isso deve ser prioridade na organização das ações voltadas à Educação Infantil, haja vista que as brincadeiras e interações constituem os eixos estruturantes desse segmento”, destacou a secretária de Educação, Priscilla Resende.