População em situação de rua de JP participa de roda de serviços no Centro Pop I

A manhã desta quinta-feira (19) foi diferente no Centro Pop I. Para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), promoveu por lá uma roda de serviços de assistência social, Saúde e empregabilidade. Foram registrados mais de 200 atendimentos, durante três horas de programação.

A iniciativa foi destinada à pessoas em situação de rua que são atendidas e acompanhadas pelos serviços de proteção social da SEDHUC. O evento teve início com o tradicional café da manhã, servido diariamente no Centro Pop I. Em seguida, foram oferecidos atendimentos odontológicos, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, orientações de saúde bucal, testes de Covid-19, distribuição de kits de higiene, cortes de cabelo, atualização do cadastro do Bolsa Família e inscrição no Acessas Trabalho. Os atendimentos aconteceram em estrutura montada na Rua Treze de Maio, em frente ao Centro Pop I.

Luiz Gonzaga da Silva Júnior, que lava carros pelas ruas da cidade, chegou cedo para aproveitar a programação. Ele fez teste swab, que identificou que não estava com Covid-19, e também se inscreveu no banco de talentos do Acessuas Trabalho, almejando uma oportunidade no mercado formal. “Mais para frente, penso em ter meu próprio negócio. Tenho conhecimentos gastronômicos. E quero colocar isso em prática. Mas, agora, o que vier de trabalho, será muito bem-vindo”, disse.

Ele foi morar nas ruas há cerca de dois anos, após ter se tornado dependente químico. Hoje, Luiz diz que está se cuidando, e que a assistência do Centro Pop I foi fundamental para dar um novo rumo a sua vida. “Esse serviço é tudo para mim. O que eu não tinha em casa, encontrei aqui: atenção, carinho e incentivo. Agradeço a todos da equipe que, de alguma forma, vieram me ajudar. O apoio que ganhei me ensinou a ser uma pessoa melhor, de ter índole, de ajudar, me tornar uma pessoa prestativa”, contou.

Transformação – O histórico das ruas está cravado na jornada de quem estava sendo atendido, mas também em algumas pessoas que estavam envolvidas nos serviços prestados. É o caso de Robson Franco de Oliveira, que trabalhava como garçom, mas, na pandemia, acabou ficando em situação de rua e também se envolvendo com drogas. Ele conheceu o Centro Pop I e, depois, foi encaminhado para o acolhimento no Centro Pop II. Lá, começou a transformar sua vida.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua se tornou uma data memorável para Robson. “Há exatamente um ano, tive a oportunidade de contar minha história. A partir daí, portas se abriram. Fiz meu currículo, mandei para a Prefeitura e, hoje, estou trabalhando na equipe do Ruartes, justamente estendendo a mão a várias pessoas em situação de rua, como um dia fizeram comigo”, falou.

Balanço – A ação desta quinta-feira resultou em oito atualizações do Bolsa Família; 21 procedimentos odontológicos; 26 testes de Covid-19; dois cadastros no Acessuas Trabalho; 46 aferições de pressão arterial; 46 orientações de higiene; e 30 atendimentos de auriculoterapia. Além disso, foram distribuídos 75 kits de higiene e realizados 45 cortes de cabelo. Ainda aconteceram apresentações musicais e teatrais, comandadas por acolhidos do Centro Pop II.