O programa de governo da coligação Trabalho de Verdade para a cidade de João Pessoa assegura a implantação de novas equipes de Saúde da Família em áreas descobertas, melhoraria da estrutura física das unidades já existentes e construção o Hospital Municipal da Mulher. Essas são algumas das propostas apresentadas pela chapa encabeçada por Cida Ramos (prefeita) e Wilson Filho (vice) para melhorar a situação da saúde pública na Capital.
Em entrevista concedida nesta sexta-feira (19) sobre programa de governo, Cida explicou que tem como meta proporcionar uma cobertura de 90% do território do município com a implantação das novas equipes de Saúde na Família nas áreas que hoje não contam com o serviço. Além disso, melhorias na estrutura física das unidades de Saúde da Família (USFs) vão contribuir para o avanço das condições de trabalho dos profissionais de saúde, modernizando e qualificando o atendimento à população.
Outra medida prevista no programa de governo de Cida e Wilson Filho é a implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando 24 horas por dia, nos bairros dos Bancários e Geisel. Para atender a população que necessita de cuidados na área da saúde mental, a candidata da coligação Trabalho de Verdade afirmou que vai instalar novos leitos para pacientes com esse tipo de necessidade em hospitais gerais. “Também será ampliado o número de leitos de UTI pediátrica no Hospital Valentina de Figueiredo”, disse.
Para Cida, a gestão municipal deve oferecer um serviço humanizado e que seja acessível a toda a população. “É preciso humanizar o setor de saúde sob responsabilidade do município. É possível e necessário devolver aos cidadãos que utilizam esses serviços as condições plenas de acesso ao sistema. É obrigatório ampliar a cobertura de áreas hoje descobertas, promovendo parâmetros para atenção e vigilância. É dever da gestão municipal tornar acessível os serviços, proporcionando bem estar e qualidade de vida”, afirmou.
A candidata socialista reforçou ainda que vai construir o Hospital Municipal da Mulher, promessa de campanha do atual prefeito em 2012 que não foi cumprida por falta de projeto. Segundo ela, a cidade carece de uma atenção especializada para esse público. “Nós queremos implantar em João Pessoa o Hospital da Mulher para ser referência em ginecologia, acompanhar mulheres com gravidez de risco, realizar exames de média e alta complexidade e dar acesso a especialistas”, disse.
Conheça algumas das propostas de Cida e Wilson para melhorar a saúde pública em João Pessoa:
– Implantar novas Equipes de Saúde da Família nos territórios descobertos proporcionando uma cobertura de 90% do território do município;
– Qualificar a atuação das Equipes de Saúde da Família, considerando as dimensões do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, além de reconduzir o Programa de incentivo por desempenho das equipes da atenção básica;
– Aprimorar a estrutura física e ambiência das Unidades de Saúde da Família visando melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, modernizar e qualificar o atendimento à população;
– Ampliar a cobertura de Saúde Bucal, de acordo com a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, proporcionando cobertura de 90% do território do município;
– Ampliar a atenção à população em situação de rua, através da incorporação das equipes de ‘Consultório na Rua’ e qualificação das equipes existentes, bem como a implantação da Unidade de Acolhimento Adulto e Infanto-Juvenil;
– Ampliar o número de leitos de UTI pediátrica em funcionamento no Hospital Valentina;
– Implantar leitos de saúde mental em hospitais gerais;
– Implantar o Hospital Municipal da Mulher, garantindo referência em ginecologia, obstetrícia e demais especialidades, além de atenção à mulher vítima de violência.
– Instituir o acesso da população aos serviços de Pronto Atendimento, funcionando em Unidades de Saúde da Família das 17h às 21h, finais de semana e feriados das 7h às 18h nos cincos distritos sanitários do município.
– Implantar serviços de urgência odontológica 24h nos bairros Cristo e Mangabeira;
– Implantar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) 24h nos Bancários e do Geisel;
– Reorganizar a infraestrutura do SAMU JP e da frota dos veículos
– Ampliar o número das bases descentralizadas do SAMU JP reposicionando-as em conformidade com os serviços de Pronto Atendimento.
– Restabelecer o convênio do SAMU JP com a Polícia Rodoviária Federal;
– Ampliar, fortalecer e qualificar a rede de atenção às mulheres vítimas de violência, articulando referência 24h no âmbito da saúde, assistência social e segurança.