Depois de dois dias para conhecer o traçado, testar o motor e sentir que o inverno paraibano pode ser escaldante, os pilotos iniciam as baterias classificatórias nesta quinta-feira no Circuito Internacional Paladino. É a 2ª fase do 51º Campeonato Brasileiro de Kart, evento inédito realizado em Conde, Paraíba. As atividades começam a partir das 8h, com o início das tomadas de tempo às 9h, e a entrada é franca.
Nesta semana, estão na pista os pilotos das categorias Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Novatos, Graduados e Shifter. Esta última é considerada a categoria de elite do kartismo mundial, com os karts mais rápidos.
Chegando a 140 km/h na reta dos boxes do Paladino, os pilotos da Shifter contam com um chassi (estrutura principal do kart) que além de marchas, também traz freios dianteiros. Os recursos exigem mais técnica, fazendo com que a categoria seja formada por pilotos mais experientes.
Entre eles estão pilotos como Danilo Dirani (SP), que vem da Fórmula Truck e Bia Figueiredo (SP), que tem passagens pela Fórmula Indy, Fórmula 3 e atualmente na Stock Car. Bia é a única mulher a disputar o campeonato e isso não é restrito apenas ao kartismo – suas passagens por outras categorias de elite do automobilismo também são permeadas pelo ineditismo.
Recorde da pista
Observando o desempenho médio na pista, a categoria Shifter já se mostrou a mais rápida até agora nas tomadas de tempo. A surpresa do dia, entretanto, foram os resultados dos Graduados.
O piloto mineiro Gabriel Paturle fez não apenas o melhor tempo da classe como o recorde do circuito. Paturle cravou 50.471 segundos nos 1.280 metros de pista do Paladino. “Não existe nada ganho, estamos em fase final do acerto do equipamento, mas com certeza finalizar o último treino como o mais rápido da pista me deixa ainda mais confiante na busca pela pole-position das corridas classificatórias que vem por aí” comentou o piloto.
Informações de Turismo em Foco.